Mercosul Cultural: desafios e perspectivas de uma política cultural / Mercosur Cultural: challenges and perspectives for a cultural policy
DOI:
https://doi.org/10.12957/rmi.2010.5322Resumo
Passada mais de uma década do primeiro Encontro de Secretários de Cultura e Autoridades Culturais do Mercosul (1992) e da publicação do Protocolo de Integração Cultural do Mercosul (1996), tem-se à disposição uma razoável literatura acerca dos avanços e das dificuldades da integração cultural do Bloco. Nesse artigo examinamos rapidamente os avanços e os “desafios” do Mercosul Cultural, à luz da reflexão dos entusiastas e dos críticos do modelo de integração cultural do bloco. Buscamos introduzir uma análise, a partir de uma perspectiva multidisciplinar, que contemple a relação entre as principais ações do Mercosul Cultural, seu impacto para a economia da cultura do bloco e sua contribuição para a ampliação da integração do Cone Sul.
ABSTRACT
Over a decade since the first Mercosur Meeting of Secretaries for Culture and Cultural Authorities (1992) and the publication of the Mercosur Cultural Integration Protocol (1996), a reasonable body of literature has been amassed about the progress made and difficulties encountered in the cultural integration of the bloc. In this article we quickly examine the progress made in and “challenges” facing Mercosur Cultural in light of reflections by supporters and critics of the bloc’s cultural integration model. We seek to introduce an analysis using a transdisciplinary approach that addresses the relationship between the main actions taken under Mercosur Cultural, its impact on the cultural economy of the bloc, and its contribution towards the expansion of Southern Cone integration.
Palavras-chave: Mercosul Cultural, integração regional, economia da cultura.
Keywords: Mercosur Cultural, regional integration, cultural economy.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/rmi.2010.5322
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Mural Internacional pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Mural Internacional, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista. Em virtude de aparecerem na Mural Internacional, o material criado por você pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado, de acordo com os termos da Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional adotado por esta Revista.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.