ensaios de um corpo em estado de experiência: a poética da substância do ato
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.57647Abstract
o presente texto recolhe fragmentos de um percurso de pesquisa de pós-doutorado que toma a errância como dispositivo de abertura do corpo à experiência, ensejando ativar regimes sensíveis e práticas de si-mundo capazes de reencantar o corpo e a vida. A arte de Rosana Paulino e Lygia Clark sopra e ressoa as políticas/poéticas de encantamento e rasga a fina membrana colonial, deflagrando estados de corpo transfigurados pelas intensidades que o interpelam, numa expansão de si que ultrapassa a forma individual e conecta humanos e não-humanos numa única teia viva, como ensinam os indígenas.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2020-12-08
How to Cite
SANTOS, Adriana Rosa Cruz. ensaios de um corpo em estado de experiência: a poética da substância do ato. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 2, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.57647. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/57647. Acesso em: 9 may. 2025.
Issue
Section
Parte Especial: Dossiê Políticas/poéticas do contágio: ensaios de viver entre muitxs
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.