Psicologia e Educação: resgate e produção de histórias

Συγγραφείς

  • Marisa Lopes da Rocha

Λέξεις-κλειδιά:

Educação, Psicologia Escolar, fracasso escolar

Περίληψη

As peculiaridades do desenvolvimento da sociedade brasileira no século XX marcam o percurso do psicólogo nas práticas escolares. Através do trabalho de Maria Helena de Souza Patto, no qual o homem é colocado em relação ao homem situado, pode-se perceber o fracasso escolar como fruto de um modo de pensar/dizer educação e psicologia. A Educação, produtora de normas e formadora de subjetividades, apresenta à Psicologia o desafio de analisar as relações de poder e relações criadoras e reprodutoras das instituições que dão forma à vida escolar. O sujeito da modernidade com seu conformismo necessita do resgate da atitude filosófica e da intervenção da pesquisa como metodologia  potencializadora de rupturas. Neste resgate do tempo das ações, o psicólogo escolar encontra-se inserido em um território de investigações, no qual fracasso e conquistas são parte integrante da escola, e sua prática deve proporcionar transformações e a permanente desnaturalização das instituições.

Λήψεις

Τα δεδομένα λήψης δεν είναι ακόμη διαθέσιμα.

Δημοσιευμένα

2004-07-29

Πώς να δημιουργήσετε Αναφορές

ROCHA, Marisa Lopes da. Psicologia e Educação: resgate e produção de histórias. Mnemosine, Rio de Janeiro, 2004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41356. Acesso em: 13 ιουλίου. 2025.

Τεύχος

Ενότητα

Artigos

Τα περισσότερο διαβασμένα άρθρα του ίδιου συγγραφέα(s)