Heliana Conde orientadora

Autores

  • Catiuscia Munsberg Carneiro
  • Leonardo Régis de Paula

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88570

Resumo

O presente artigo explora a experiência de orientandos/as do grupo de estudo e pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana com Heliana de Barros Conde Rodrigues. A atuação singular, que combina os papéis de docente-militante-escritora, é analisada sob a perspectiva dos/as próprios/as orientandos/as, que relataram compartilhar um vínculo de amizade e aprendizado ao longo de suas trajetórias acadêmicas. A relação de orientação descrita se caracteriza pelo rigor intelectual e ético, pelo apoio coletivo e por momentos marcados pelo riso, um traço que marca a forma como Heliana constrói suas relações. Os autores apostam na lembrança e na homenagem como formas de compor, com a amiga orientadora, ressonâncias de seu modo ético de existência.

Referências

AMARAL, Eder. Mostrar os dentes: Heliana Conde, uma ferocidade. Mnemosine, v. 19, n. 2, 2023.

DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Tradução Lara de Malimpesa. São Paulo: 1 edições, 2015.

DESPRET, Vinciane. Um brinde aos mortos: histórias daqueles que ficam. São Paulo: n-1 edições, 2023.

LORDE, Audre. A poeta como professora, a humana como poeta, a professora como humana. In: LORDE, Audre. Sou sua irmã:escritos reunidos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.

MARCHI, Alice; MARIBONDO, Daniel; DIAS, Rosemeri. Editorial - Mnemosine Vol.19, nº2, p. 1-2, 2023.

ONFRAY, M. A Escultura de si: a moral estética. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.

RODRIGUES, Heliana B. C.; RIBAS, Thiago; STEPHAN, Cassiana L. Heliana Conde conversa sobre Foucault, modos de vida e modos de escrever a história, YouTube, (24, out de 2022). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NG28uLJ0iLU&t=6845s

RODRIGUES, Heliana, B. C. Caixa de ferramentas para uma atitude histórico-crítica na pesquisa-intervenção. Polis e Psique Vol. 5, nº2, p.6-31, 2015.

RODRIGUES, Heliana B. C. Análise institucional, genealogia, história oral: fabricando intercessores em pesquisa e intervenção. Curitiba: Appris, 2019.

Downloads

Publicado

2024-12-13

Como Citar

Munsberg Carneiro, C., & Régis de Paula, L. (2024). Heliana Conde orientadora. Mnemosine, 20(1), 151–159. https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88570