Heliana Conde orientadora
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88570Resumo
O presente artigo explora a experiência de orientandos/as do grupo de estudo e pesquisa vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana com Heliana de Barros Conde Rodrigues. A atuação singular, que combina os papéis de docente-militante-escritora, é analisada sob a perspectiva dos/as próprios/as orientandos/as, que relataram compartilhar um vínculo de amizade e aprendizado ao longo de suas trajetórias acadêmicas. A relação de orientação descrita se caracteriza pelo rigor intelectual e ético, pelo apoio coletivo e por momentos marcados pelo riso, um traço que marca a forma como Heliana constrói suas relações. Os autores apostam na lembrança e na homenagem como formas de compor, com a amiga orientadora, ressonâncias de seu modo ético de existência.
Referências
AMARAL, Eder. Mostrar os dentes: Heliana Conde, uma ferocidade. Mnemosine, v. 19, n. 2, 2023.
DELIGNY, Fernand. O aracniano e outros textos. Tradução Lara de Malimpesa. São Paulo: 1 edições, 2015.
DESPRET, Vinciane. Um brinde aos mortos: histórias daqueles que ficam. São Paulo: n-1 edições, 2023.
LORDE, Audre. A poeta como professora, a humana como poeta, a professora como humana. In: LORDE, Audre. Sou sua irmã:escritos reunidos. São Paulo: Ubu Editora, 2020.
MARCHI, Alice; MARIBONDO, Daniel; DIAS, Rosemeri. Editorial - Mnemosine Vol.19, nº2, p. 1-2, 2023.
ONFRAY, M. A Escultura de si: a moral estética. Rio de Janeiro: Rocco, 1995.
RODRIGUES, Heliana B. C.; RIBAS, Thiago; STEPHAN, Cassiana L. Heliana Conde conversa sobre Foucault, modos de vida e modos de escrever a história, YouTube, (24, out de 2022). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=NG28uLJ0iLU&t=6845s
RODRIGUES, Heliana, B. C. Caixa de ferramentas para uma atitude histórico-crítica na pesquisa-intervenção. Polis e Psique Vol. 5, nº2, p.6-31, 2015.
RODRIGUES, Heliana B. C. Análise institucional, genealogia, história oral: fabricando intercessores em pesquisa e intervenção. Curitiba: Appris, 2019.