A doce-docência de Heliana Conde: passeio pelas memórias de um mestre-aprendiz
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2024.88530Resumo
Este texto faz um passeio pelas memórias de um mestre-aprendiz a partir da experiência do encontro com a Heliana-docente. Os efeitos produzidos por este encontro são apresentados, destacando-se: a irremediável ligação entre Análise Institucional e Heliana Conde; as aulas rizomáticas que ela proporcionava – verdadeiras hiperaulas – e a experimentação de práticas de liberdade em suas aulas, o que abria um campo de possibilidades para a singularização das subjetividades. O texto afirma ainda que, por meio da docência, Heliana construiu relações fortes e duradouras com seus alunos, ou mestres-aprendizes, como os chamava. Por fim, com base nas experiências e aprendizados marcantes nas aulas com Heliana, sublinha-se que a docência se constrói numa relação, não se fazendo, portanto, apenas a partir do saber do professor, mas principalmente pela atenção, pela alegria e pela amizade.
Referências
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