A importância do ensino de Libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez

Autores

  • Ayra Audry de Lima Souza Centro Universitário Santo Agostinho
  • Gabriel Campelo Sotero Universidade Federal do Delta do Parnaíba

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2023.76220

Palavras-chave:

Formação em psicologia, libras, surdez.

Resumo

O artigo objetiva problematizar e levantar uma discussão frente à negligência e desafios que podem ser encontrados ao não se concretizar um ensino efetivo em Língua Brasileira de Sinais (Libras) na formação e ensino em psicologia. Ressalta-se que os possíveis obstáculos encontrados durante o atendimento ou intervenção com pessoas surdas realizados por profissionais em psicologia não capacitados a uma comunicação compreensível com essa população pode não apenas tornar o processo de escuta frustrante e incômodo para ambas as partes, como também pode refletir diretamente nos processos subjetivos e ter repercussões na saúde mental da pessoa que convive com a surdez. A efetivação da Libras na formação do psicólogo se mostra não apenas como uma prática inclusiva, mas também é potencializadora e de extrema importância para viabilizar e promover de forma concreta uma atenção psicológica e cuidado em saúde mental adequado para com as pessoas que convivem com a surdez.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-25

Como Citar

SOUZA, Ayra Audry de Lima; SOTERO, Gabriel Campelo. A importância do ensino de Libras na formação em psicologia: por uma promoção de saúde inclusiva e efetiva frente à surdez. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 19, n. 1, 2023. DOI: 10.12957/mnemosine.2023.76220. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/76220. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos