A vida como um labirinto: uma mulher em situação de rua na busca de novos caminhos
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.71191Keywords:
População em Situação de Rua, mulheres, Pesquisa QualitativaAbstract
Este estudo analisa a trajetória de uma mulher vivendo em situação de rua, sob a perspectiva da antropologia, considerando sua história, agenciamentos e saídas encontradas por ela ao longo de mais de 40 anos nessa condição. Trata-se de pesquisa qualitativa fundamentada na Narrativa como abordagem teórico-metodológica de investigação social e da saúde, tendo a análise temática e o processo de redução parafraseado como formas de análise. A pesquisa indicou uma narrativa marcada por violação de direitos, rupturas de laços sociais e institucionais nas categorias Abandono, Adoção e Possessividade; Arranjos para sobrevivência nas ruas; Religiosidade e Processo de Saúde Doença.
Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2022-11-10
How to Cite
SANTOS, Maria Clerismar Pereira dos; SOUZA, Iriene Ferraz de; JUNIOR, Roberto Carlos Pires; BACCHI, Ricardo Rodrigues; LIMA, Emerson Ribeiro; SAMPAIO, Cristina Andrade. A vida como um labirinto: uma mulher em situação de rua na busca de novos caminhos. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 18, n. 2, 2022. DOI: 10.12957/mnemosine.2022.71191. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/71191. Acesso em: 9 may. 2025.
Issue
Section
Parte Geral - Artigos
License
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.