Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto.

Autores

  • Isaque Telles Quinteiro Faculdade Anhanguera Kroton Educacional
  • Moisés José de Melo Alves Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

DOI:

https://doi.org/10.12957/mnemosine.2022.66381

Palavras-chave:

medidas socioeducativas, revisão sistemática, Psicologia Social.

Resumo

Este artigo realizou uma revisão sistemática de literatura em um viés narrativo. Para tal, a partir da delimitação do campo problemático, a pesquisa buscou descritores na base de dados da Scielo a fim de encontrar publicações da área da psicologia que versassem sobre as medidas socioeducativas em meio aberto. Assim, a partir dos critérios de inclusão e exclusão foram encontrados oito artigos, classificados em dois campos de análise: estudos derivados da execução e estudos de coletas de dados. Como principais resultados, o artigo encontrou desde condições precárias de trabalho, práticas e concepções obsoletas, tanto no âmbito institucional formal quanto nos recintos cotidianos, até a utilização, por parte de alguns estudos, de ferramentas teórico-metodológicas que permitem vislumbrar a implementação do ECA e do SINASE. Não obstante, foram observadas também considerações incidindo em problematizações destes mesmos instrumentos legais.

 

 

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Biografia do Autor

Isaque Telles Quinteiro, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Discente do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

Moisés José de Melo Alves, Faculdade Anhanguera Kroton Educacional

Professor do Curso de Psicologia da Faculdade Anhanguera Kroton Educacional - Pelotas/RS.

 

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Publicado

2022-04-25

Como Citar

QUINTEIRO, Isaque Telles; ALVES, Moisés José de Melo. Juventudes em conflito com a lei: uma revisão sistemática acerca das produções sobre a política de socioeducação em meio aberto. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 18, n. 1, 2022. DOI: 10.12957/mnemosine.2022.66381. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/66381. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos