Formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas: pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos
DOI:
https://doi.org/10.12957/mnemosine.2020.52684Palavras-chave:
mulheres ciganas, formação inventiva, sujeito, saberResumo
O foco da análise empreendida neste artigo é a formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas. O texto é desdobramento de uma pesquisa mais abrangente em que problematizamos o processo de constituição de três mulheres ciganas em um acampamento na cidade de Juiz de Fora/MG. Para isso, utilizamos a perspectiva foucaultiana como embasamento teórico-metodológico, sobretudo os modos de constituição dos sujeitos e os efeitos dos discursos nas formas de conhecer, de ser e de estar no mundo. Ao longo da investigação, as relações de gênero e o sentido de educação foram as questões que mais chamaram atenção nas falas da professora-pesquisadora, que serão tomadas como análise.
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Publicado
2020-07-13
Como Citar
MARCONDES, Gláucia Siqueira; FERRARI, Anderson. Formação inventiva de uma professora-pesquisadora no encontro com mulheres ciganas: pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, 2020. DOI: 10.12957/mnemosine.2020.52684. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/52684. Acesso em: 21 maio. 2025.
Edição
Seção
Dossiê Formação inventiva de professores: ensaios microfísicos, pesquisa-intervenção e estudos foucaultianos
Licença
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