Jornadas de Junho: o jornal O Globo e a produção de sentidos

Autores

  • Felipe Baptista Campanuci Queiroz

Palavras-chave:

jornadas de junho, produção de subjetividade, jornal O Globo.

Resumo

O presente artigo se destina a apresentar um breve exame dos levantes brasileiros de junho de 2013, ocorridos no contexto de revoltas que eclodiram em diversos países, a partir de 2011, especialmente os árabes e nos Estados Unidos, todos atravessados direta ou indiretamente pela grave crise econômica mundial causada pela falência do banco Lheman Brother’s, em 2008. Procura, especificamente, colocar em análise a relação entre os processos de subjetivação conduzidos pelo conteúdo do jornal O Globo em suas reportagens, fotos, artigos e editoriais sobre os levantes e o modo como são capturados os sentidos das manifestações populares que ocorreram nas chamadas Jornadas de Junho.

 

 

Biografia do Autor

Felipe Baptista Campanuci Queiroz


Mestre em Políticas Públicas e Formação Humana pelo Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Formação Humana da UERJ; Coordenador Executivo do Laboratório de Políticas Públicas da UERJ; Advogado.

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Queiroz, F. B. C. (2019). Jornadas de Junho: o jornal O Globo e a produção de sentidos. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45994

Edição

Seção

Parte Geral - Artigos