Palavra e além da palavra: dispositivos de escrita e imagem na formação em terapia ocupacional

Autores

  • Erika Alvarez Inforsato Docente do Curso de Terapia Ocupacional da USP, pesquisadora e co-coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.
  • Renata Monteiro Buelau Terapeuta ocupacional do Curso de Terapia Ocupacional da USP, pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional;
  • Eliane Dias de Castro Docente do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte e pesquisadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional;
  • Elizabeth Araújo Lima Docente do Curso de Terapia Ocupacional da USP e do Programa de Pós-Graduação Interunidades em Estética e História da Arte. Pesquisadora e coordenadora do Laboratório de estudos e pesquisa Arte, Corpo e Terapia Ocupacional.

Palavras-chave:

educação na graduação, terapia ocupacional/tendências, arte e clínica

Resumo

Pensar a formação no âmbito da universidade pressupõe enfrentar caminhos controversos e ampliar a disponibilidade para a invenção, de modo a criar desvios para a força acachapante das formatações institucionais acadêmicas vigentes. Apresentam-se aqui experiências engendradas na graduação em terapia ocupacional que se dão na tangência com as artes e reivindicam a processualidade como via principal para encontrar formas em estabilidade temporária, que articulem palavras, corpos e imagens e que sejam suficientes para potencializar os estudantes para seguirem em formatividade, na graduação, na clínica, na vida. Tais dispositivos de formação agenciam encontros entre estudantes, terapeutas ocupacionais, artistas e outros profissionais, pessoas com experiências diversas de sofrimento e/ou em situação de vulnerabilidade, projetos, instituições, textos, ideias, trajetos, danças, cantos, gestos, silêncios... engajando a experiência na fabricação de uma subjetividade mais porosa e sensível aos contatos com o mundo, e ao mesmo tempo inscrevendo-a num plano comum, na dimensão política da vida.

 

Downloads

Publicado

2019-10-17

Como Citar

Inforsato, E. A., Buelau, R. M., Castro, E. D. de, & Lima, E. A. (2019). Palavra e além da palavra: dispositivos de escrita e imagem na formação em terapia ocupacional. Mnemosine, 15(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/45978

Edição

Seção

B - Dispositivos de formação em saúde e políticas de escrita/narratividade