História antiga e usos do passado: ressignificações do pensamento de Sêneca pela abordagem cognitivo-comportamental da ciência psicológica

Autores

  • Dominique Vieira Coelho dos Santos Universidade Regional de Blumenau
  • Beatriz Isabel Zendron Range Universidade Regional de Blumenau

Palavras-chave:

História Antiga, Psicologia, Sêneca, Terapia Cognitiva

Resumo

Diversos autores apontam similaridades entre a psicoterapia cognitiva fundada por Albert Ellis, denominada Terapia Racional Emotiva Comportamental, e a filosofia estoica.  Tal semelhança se daria particularmente em relação à interdependência entre razão e emoção e ao conflito entre crenças racionais e irracionais. Este estudo buscou compreender as possíveis relações entre Estoicismo e Terapia Racional Emotiva Comportamental por meio da análise de como o pensamento de Sêneca tem sido reapropriado e ressignificado no desenvolvimento das principais teorias e fundamentos da terapia fundada por Ellis. Recorreu-se aos conhecimentos de História Antiga e Psicologia, com o objetivo de efetuar uma melhor análise do fenômeno abordado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dominique Vieira Coelho dos Santos, Universidade Regional de Blumenau

Doutor em História, Professor de História Antiga da FURB - Universidade Regional de Blumenau e Coordenador do LABEAM - Laboratório Blumenauense de Estudos Antigos e Medievais.

Beatriz Isabel Zendron Range, Universidade Regional de Blumenau

Graduanda em Psicologia pela FURB – Universidade Regional de Blumenau.

Downloads

Publicado

2017-12-04

Como Citar

SANTOS, Dominique Vieira Coelho dos; RANGE, Beatriz Isabel Zendron. História antiga e usos do passado: ressignificações do pensamento de Sêneca pela abordagem cognitivo-comportamental da ciência psicológica. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 13, n. 2, 2017. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41740. Acesso em: 22 maio. 2025.

Edição

Seção

Artigos