O futebol brasileiro como instrumento de identidade

Autores

  • Agnaldo Kupper Universidade Estadual Paulista

Palavras-chave:

futebol, popularização, identidade nacional

Resumo

Introduzido como esporte e apreciado por setores privilegiados da sociedade, o futebol popularizou-se no primeiro quartel do século XX entre as camadas mais populares do Brasil. Apesar da ação repressiva governamental, é provável que a nascente burguesia industrial brasileira tenha observado na prática um elemento também capaz de promover suas marcas, além de disciplinar operários e ocupar o tempo de lazer dos trabalhadores ao impulsionar o gasto de energia dos mesmos com atividades desvinculadas da produção fabril, em plena fase de explosão do movimento operário brasileiro. A partir da década de 1930, o Estado brasileiro, sob o comando de Getúlio Vargas, conteve as mobilizações promovidas pelos trabalhadores ao enquadrar tanto a classe operária quanto a burguesia industrial sob seu controle; para tanto, um dos elementos utilizados foi o futebol que, além de instrumento de desmobilização política, serviu à edificação de certa identidade nacional, em pleno período do Estado Novo (1937-1945). O sucesso do Brasil na Copa de 1938, realizada na França, teria dado consistência às intenções varguistas.

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Biografia do Autor

Agnaldo Kupper, Universidade Estadual Paulista

Escritor, historiador e professor.Mestre e Doutorando pela Universidade Estadual Paulista, campus de Assis, SP. 

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Publicado

2018-12-05

Como Citar

KUPPER, Agnaldo. O futebol brasileiro como instrumento de identidade. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 14, n. 2, 2018. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41690. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Artigos