Dispositivos de Vigilância e Moduladores de Sociabilidade: a promoção do assujeitamento
Palavras-chave:
tecnologias de vigilância, sociabilidade, assujeitamentoResumo
Instituindo-se uma nova cultura de cidadania por meio da ampliação da democracia participativa, imagens de ações e dispositivos de regulamentação da vida social são criados e promovem um paradigma da cidadania e da participação. Este estudo propõe mostrar rupturas e novas modulações dos dispositivos de controle que, embora atuantes enquanto forças em outras conjunturas históricas, intensifícam-se no modelo cidadania-participação da sociedade atual, reconfigurando dispositivos e promovendo novas formas de assujeitamentos. Por meio das disposições dadas às novas tecnologias eletrônicas, entende-se que os benefícios disponibilizados atraem efeitos de assujeitamento sob a forma de participação política assujeitada. São corpos ativos apenas no sentido de manutenção e promoção do ‘seguir e respeitar regras’.Downloads
Não há dados estatísticos.
Downloads
Publicado
2010-08-09
Como Citar
GERALDINI, Janaína Rodrigues; MENDONÇA FILHO, Manoel Carlos Cavalcanti de. Dispositivos de Vigilância e Moduladores de Sociabilidade: a promoção do assujeitamento. Mnemosine, Rio de Janeiro, v. 6, n. 1, 2010. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41521. Acesso em: 22 maio. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.