Reinventando a maternidade no Programa Mãe Canguru: o encontro com as redes sociais e a singularidade da maternagem
Parole chiave:
Maternidade, Método Mãe Canguru, Prematuridade, Redes Sociais, SubjetivaçãoAbstract
Este texto aborda os resultados parciais de uma pesquisa qualitativa financiada pela FAPEMIG e pela PUC Minas, que tem como objetivo investigar os efeitos da Atenção Humanizada ao Recém-Nascido de Baixo Peso – Método Canguru (AHRNPB-MC), na relação entre a mãe e seu bebê prematuro. A pesquisa de campo teve seus dados coletados por meio de entrevistas semi-estruturadas com usuárias e observação participante na Maternidade Municipal Aideé Conroy Espejo, em Betim. Analisamos neste campo de pesquisa, a partir das idéias de Michel Foucault, que o programa, em seu cotidiano, fundamenta-se em um modelo ideal de maternidade, que pode dificultar a relação mãe-bebê e da equipe com as mães, impondo uma única maneira de ser mãe, produzindo sentidos em torno da culpa e da incapacidade. As Redes Sociais e a invenção na singularidade são colocadas como resistência a essa submissão.Downloads
Pubblicato
2008-12-06
Come citare
Moreira, J. de O., & Romagnoli, R. C. (2008). Reinventando a maternidade no Programa Mãe Canguru: o encontro com as redes sociais e a singularidade da maternagem. Mnemosine, 4(2). Recuperato da https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41453
Fascicolo
Sezione
Artigos
Licenza
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.