Mídia, imagem e subjetividade
Palavras-chave:
Mídia, Subjetividade, Imagem, Sociedades Contemporâneas, Modos de vidaResumo
Trata-se de uma discussão sobre a mídia e suas ressonâncias nos modos de subjetivação contemporâneos. Isto porque, no mundo em que vivemos hoje, a mídia produz modulações nos modos de vida. Nesse sentido, se a mídia colabora para o empobrecimento, para as segregações, para a ascensão de particularismos e de racismos, para a evolução de um contexto moral de insipidez e desencanto, isto se faz por meio de sua utilização e não por sua “natureza”. Faz-se pelo não compromisso ético de constituição e de manejo de seus dispositivos, por sua maior ou menor aderência às forças do capital ou à captura imaginária das almas. Enfim, é proposto um tratamento da questão que não recaia no julgamento da mídia como portadora de uma natureza boa ou ruim, pois, como um meio, ela pode ser utilizada de múltiplas formas.Downloads
Publicado
2009-08-09
Como Citar
Machado, L. D. (2009). Mídia, imagem e subjetividade. Mnemosine, 5(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41420
Edição
Seção
Artigos
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na revista Mnemosine pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Mnemosine, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
O(s) autor(es) tem/têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.