Mídia, imagem e subjetividade

Autores

  • Leila Domingues Machado

Palavras-chave:

Mídia, Subjetividade, Imagem, Sociedades Contemporâneas, Modos de vida

Resumo

Trata-se de uma discussão sobre a mídia e suas ressonâncias nos modos de subjetivação contemporâneos. Isto porque, no mundo em que vivemos hoje, a mídia produz modulações nos modos de vida. Nesse sentido, se a mídia colabora para o empobrecimento, para as segregações, para a ascensão de particularismos e de racismos, para a evolução de um contexto moral de insipidez e desencanto, isto se faz por meio de sua utilização e não por sua “natureza”. Faz-se pelo não compromisso ético de constituição e de manejo de seus dispositivos, por sua maior ou menor aderência às forças do capital ou à captura imaginária das almas. Enfim, é proposto um tratamento da questão que não recaia no julgamento da mídia como portadora de uma natureza boa ou ruim, pois, como um meio, ela pode ser utilizada de múltiplas formas. 

Downloads

Publicado

2009-08-09

Como Citar

Machado, L. D. (2009). Mídia, imagem e subjetividade. Mnemosine, 5(1). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/mnemosine/article/view/41420

Edição

Seção

Artigos