Corpo torturado e o trauma do sobrevivente em Os bêbados e os sonâmbulos de Bernardo Carvalho
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2026.92576Palavras-chave:
Memória traumática, Identidade, Testemunho, Ditadura, Bernardo CarvalhoResumo
Neste texto, propõe-se uma reflexão acerca da constituição das personagens do romance Os bêbados e os sonâmbulos, do autor Bernardo Carvalho, no que diz respeito à relação do contexto da ditadura militar no Brasil e os eventos traumáticos que envolvem esse cenário sócio-histórico com as vivências dos sujeitos representados ficcionalmente. Assim, a leitura que se faz aqui do romance parte do pressuposto de que na impossibilidade de materializar o trauma por meio de palavras ou não sendo possível compreender a razão dos acontecimentos, há uma transferência do recalcado para o corpo, para os sentimentos, para as ações das personagens como manifestação da memória corporal. Nesse sentido, apresenta-se os episódios traumáticos do acidente de avião de Guilherme e o desaparecimento e tortura de Filkelstone, o psiquiatra louco, com o propósito de, mediante análise e interpretação dos relatos dessas personagens, identificar de que modo a memória traumática é representada nessa narrativa como testemunho da dor e da violência que silencia e anula os corpos em tempos de opressão. Partindo, então, desse escopo, o texto busca contribuições nos pressupostos de Freud (1930), Ricoeur (2007), Seligmann-Silva (2008), Ferenczi (2011) e outros.
Downloads
Referências
CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2021.
CARVALHO, Bernardo. Os bêbados e sonâmbulos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
DAFLON, Claudete. Espirais: a escrita de Bernardo Carvalho. In: CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.
DERRIDA, JACQUES. Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.
FERENCZI, Sándor. Diário Clínico. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1990.
FERENCZI, Sándor. Obras completas: Psicanálise (I, II, III, IV). Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2011.
FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol XXI). Rio de Janeiro: Imago, 1930.
GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009. PINHEIRO, Teresa. Ferenczi: do grito A palavra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora: UFRJ, 1995.
SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.

A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.


