Corpo torturado e o trauma do sobrevivente em Os bêbados e os sonâmbulos de Bernardo Carvalho

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2026.92576

Palavras-chave:

Memória traumática, Identidade, Testemunho, Ditadura, Bernardo Carvalho

Resumo

Neste texto, propõe-se uma reflexão acerca da constituição das personagens do romance Os bêbados e os sonâmbulos, do autor Bernardo Carvalho, no que diz respeito à relação do contexto da ditadura militar no Brasil e os eventos traumáticos que envolvem esse cenário sócio-histórico com as vivências dos sujeitos representados ficcionalmente. Assim, a leitura que se faz aqui do romance parte do pressuposto de que na impossibilidade de materializar o trauma por meio de palavras ou não sendo possível compreender a razão dos acontecimentos, há uma transferência do recalcado para o corpo, para os sentimentos, para as ações das personagens como manifestação da memória corporal. Nesse sentido, apresenta-se os episódios traumáticos do acidente de avião de Guilherme e o desaparecimento e tortura de Filkelstone, o psiquiatra louco, com o propósito de, mediante análise e interpretação dos relatos dessas personagens, identificar de que modo a memória traumática é representada nessa narrativa como testemunho da dor e da violência que silencia e anula os corpos em tempos de opressão. Partindo, então, desse escopo, o texto busca contribuições nos pressupostos de Freud (1930), Ricoeur (2007), Seligmann-Silva (2008), Ferenczi (2011) e outros.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Analice Sousa Gomes, Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)

É doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás. Mestra pela mesma instituição. Graduada em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Goiás (2006) e em Pedagogia pelo Centro Universitário Internacional (2020), com especialização em Metodologia de Ensino e Pesquisa com Habilitação em Língua Inglesa pela Faculdade Montes Belos (2009). Professora efetiva na Secretaria Municipal de São Luís de Montes Belos (SME) e Professora efetiva na Secretaria de Educação de Goiás (SEDUC-GO). Professora adjunta na Faculdade de Jussara (UniFAJ).

Renata Rocha Ribeiro, Universidade Federal de Goiás (UFG)

É bacharel, mestre e doutora em Estudos Literários pela Universidade Federal de Goiás (UFG), onde atualmente é professora de Literatura Brasileira e Ensino de Literatura. É professora da área de Estudos Literários do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/UFG). Realizou dois estágios pós-doutorais: o primeiro junto ao Programa de Pós-Graduação em Literatura da Universidade Federal de Minas Gerais, com bolsa CAPES/Fapeg (2018-2019) e o segundo junto à Università degli Studi Gabriele d’Annunzio Chieti-Pescara, UDA, Itália (2023-2024), ambos com temáticas voltadas à relação literatura e ditadura nos contextos brasileiro e argentino.

Referências

CANDAU, Joël. Memória e identidade. Trad. Maria Leticia Ferreira. São Paulo: Contexto, 2021.

CARVALHO, Bernardo. Os bêbados e sonâmbulos. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

DAFLON, Claudete. Espirais: a escrita de Bernardo Carvalho. In: CHIARELLI, Stefania; DEALTRY, Giovanna; VIDAL, Paloma. O futuro pelo retrovisor: inquietudes da literatura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2013.

DERRIDA, JACQUES. Mal de arquivo. Uma impressão freudiana. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

FERENCZI, Sándor. Diário Clínico. Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 1990.

FERENCZI, Sándor. Obras completas: Psicanálise (I, II, III, IV). Trad. Álvaro Cabral. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

FREUD, Sigmund. O Futuro de uma Ilusão, O Mal-Estar na Civilização e outros trabalhos. Edição Standard brasileira das obras psicológicas completas de Sigmund Freud (Vol XXI). Rio de Janeiro: Imago, 1930.

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Lembrar escrever esquecer. São Paulo: Editora 34, 2009. PINHEIRO, Teresa. Ferenczi: do grito A palavra. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editora: UFRJ, 1995.

SCHØLLHAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2011.

Downloads

Publicado

2026-01-31

Como Citar

GOMES, Analice Sousa; RIBEIRO, Renata Rocha. Corpo torturado e o trauma do sobrevivente em Os bêbados e os sonâmbulos de Bernardo Carvalho. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 33, n. 67, p. 103–116, 2026. DOI: 10.12957/matraga.2026.92576. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/92576. Acesso em: 4 fev. 2026.

Edição

Seção

Estudos Literários