Tania Camara e Marcelo Mattos entrevistam João Luís Ceccantini, Eliane Galvão e Thiago Alves Valente, organizadores do livro Literatura Infantil e Juvenil na Fogueira

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2025.89659

Palavras-chave:

Entrevista, Literatura infanto-juvenil, João Luís Ceccantini, Eliane Galvão, Thiago Alves Valente

Resumo

Literatura Infantil e Juvenil é coisa séria. Durante muito tempo, porém, foi preconceituosa- mente avaliada como produção de menor importância, em momentos em que a sociedade em geral entendia que qualquer texto produzido com palavras cotidianas, bem-humorado e de fácil compreensão poderia entreter uma criança e um jovem. Era, pois, encarada como a prima pobre ou a filha bastarda da Literatura para adultos, não merecedora de olhares cuidadosos, tampouco de estudos específicos. À custa de muito esforço, de muitas discussões e de embates de diferentes naturezas, uma nova visão veio e ainda vem sendo construída, cabendo, entre outros espaços, ao grupo de tra- balho (GT) de Leitura e Literatura Infantil e Juvenil da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (ANPOLL), por meio do trabalho docente dos membros que compõem o grupo, colocar as atividades de leitura em todos os níveis de ensino e, especialmen- te, a literatura infantil e juvenil no patamar de importância que a elas cabe. Em momentos sombrios e ameaçadores, quando a reflexão e o pensamento crítico da socie- dade constituem ameaças e obstáculos para o estabelecimento e a manutenção do autoritarismo e da força contra o saber, a relevância da obra Literatura infantil e juvenil na fogueira, publicada pela Aletria Editora, em 2024, evidencia-se. Resultado do encontro em reuniões presenciais e re- motas, os membros do GT amadureceram a ideia da publicação de uma obra que representasse a resistência contra um sistema nefasto que colocasse em risco os ideais democráticos. Foi assim que, escolhidos pelo grupo, os professores João Luís Ceccantini, Eliane Galvão e Thiago Alves Valente organizaram a obra em pauta, cujos capítulos buscam discutir e salientar o recente comportamento de setores da sociedade brasileira que defendem a censura moralista e o cancelamento, característicos do “politicamente correto” em relação a obras literárias infantis e juvenis, entre as quais se encontram clássicos da literatura brasileira e universal.

Biografia do Autor

João Luís Ceccantini

Organizador do livro Literatura Infantil e Juvenil na Fogueira.

Eliane Galvão

Organizadora do livro Literatura Infantil e Juvenil na Fogueira.

Thiago Alves Valente

Organizador do livro Literatura Infantil e Juvenil na Fogueira.

Tania Camara, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professora Associada de Língua Portuguesa da UERJ. Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ. Atua nos cursos de Graduação em Letras, Especialização, Mestrado e Doutorado em Lín- gua Portuguesa. Autora da obra As múltiplas faces do ser machadiano: um olhar crítico sobre os nomes próprios. Coordenadora do Projeto de Pesquisa Práticas da expressão verbal e não verbal e práticas escolares: leitura, escritura, ensino. É membro do grupo de pesquisa “Leitura e Literatura Infantil e Juvenil” da ANPOLL.

Marcelo Mattos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Professor Adjunto de Literatura Portuguesa e Literaturas Africanas de Língua Portuguesa na UERJ. Doutor em Letras / Literatura Comparada pela UFF. Mestre em Literaturas Africanas de língua portuguesa pela UFF. Autor dos livros teóricos Um banho de rio nos escritos e sobrescritos de Luandino Vieira (EdUFF, 2012) e A geração da distopia (EdUERJ, 2021). Autor dos romances Bagunça (Ed. Patuá, 2023) e Testamento – O livro de ninguém (Ed. Chiado, 2016).

Referências

CECCANTINI, João; GALVÃO, Eliane; VALENTE, Thiago Alves. Literatura infantil e juvenil na fogueira. Belo Horizonte: Aletria Editora, 2024.

Downloads

Publicado

2025-02-26

Como Citar

Ceccantini, J. L., Galvão, E., Valente, T. A., Camara, T., & Mattos, M. (2025). Tania Camara e Marcelo Mattos entrevistam João Luís Ceccantini, Eliane Galvão e Thiago Alves Valente, organizadores do livro Literatura Infantil e Juvenil na Fogueira. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 32(64), 182–185. https://doi.org/10.12957/matraga.2025.89659

Edição

Seção

Entrevista/Depoimento