The Impropriety of Pirates

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2024.85316

Palavras-chave:

Machado de Assis, Borges, Moguillansky, Piratas

Resumo

IMPROPRIEDADE DOS PIRATAS

Há poucos piratas na tradição cultural latino-americana, embora a pirataria tenha sido uma força fundamental na formação das Américas coloniais e pós-coloniais. Este ensaio traça essa aparente impropriedade da figura do pirata em relação com uma genealogia mais longa em que os piratas são meios de guerras impróprias e sintomas de uma luta para estabelecer a relação própria com a propriedade. Leituras de alguns textos-chave – “Canção de Piratas” (1894) de Machade de Assis, “La viuda Ching, pirata” (1935) de J. L. Borges, o filme El escarabajo de oro (2014) de Alejo Moguillansky, e Crossbones (2011) de Nuruddin Farrah – sugere que também podemos ler a figuração do pirata como uma reflexão sobre as capacidades das formas poéticas.

----

Original em inglês.

Biografia do Autor

Adriana Michele Campos Johnson, University of California, Irvine

É Professora Associada de Literatura Comparada na UC-Irvine. Ela é autora do livro Sentencing Canudos: Subalternity in the Backlands of Brazil (2010) e está concluindo um novo projeto sobre infraestruturas visuais na América Latina. Entre as publicações recentes estão “Um dia na vida: Copy, Enunciation, Chatter” (Listening to Others: Eduardo Coutinho’s Documentary Cinema), “An Expanse of Water” (Liquid Ecologies in the Arts), “In-São-Paulo-Visible” (Revista Hispanica Moderna), “Visuality as Infrastructure” (Social Text). Há anos ensina um seminário sobre piratas para alunos de pre-grado.

Referências

ASSIS, Machado de. Canção de Piratas. Disponível em:<http://biblio.com.br › cancaodepiratas>. Acesso em: 22 junho, 24.

CALASANS, José. Cartografia de Canudos. Salvador, Brazil: Secretaria da Cultura e Turismo do Estado da Bahia, Empresa Gráfica da Bahia, 1997.

CURTIS, Isaac. Masterless People: Maroons, Pirates and Commoners. The Caribbean: A History of the Re¬gion and Its Peoples. 2011.

DAWDY, Shannon Lee. Why Pirates are Back. Annual Review of Law and Society. Sci. 2011. 7, p. 361–85.

FARRAH, Nuruddin. Crossbones. Riverhead Books, 2011.

GERASSI-NAVARRO, Nina. Pirate Novels: Fictions of Nation Building in Spanish America. Duke University Press, 1999.

LARKIN, Brian, Signal and Noise: Media, Infrastructure and Urban Culture in Nigeria. Duke University Press, 2008.

LINEBAUGH, Peter and Marcus REDDIKER. The Many-Headed Hydra: Sailors, Slaves, Commoners and Hidden History of the Revolutionary Atlantic. Beacon Press, 2013.

LOMAN, Andrew. The Sea Cook’s Wife: Evocations of Slavery in Treasure Island. Children’s Literature. Vo¬lume 38, 2010.

LOPEZ NADAL, Gonçal. Corsairing as Commercial System: The Edges of Legitimate Trade. Bandits at Sea: A Pirate Reader. C.R. Pennell, Editor, New York University Press, 2001, p. 125-138.

PAYNE, Thymaya. Stolen Seas. 2013.

MOGUILLANSKY, Alejo. El escarabajo de oro/The Gold Bug. Pampero Cine. 2014.

MOGUILLANSKY, Alejo; Joshua, Botain. A Search for Freedom:A Conversation with Alejo Moguillansky. Notebook Interview (Nov 2021). Disponível em: <https://mubi.com/en/notebook/posts/a-search-for-free¬dom-a-conversation-with-alejo-moguillansky>. Acesso em: 22 junho 2024.

MURRAY, Dian. Cheng I Sao in Fact and Fiction. Bandits at Sea: A Pirate Reader. C.R. Pennell, Editor, New York University Press, 2001, p. 253-282.

POLICANTE, Amedeo. Hostis Humani Generis: Pirates and Empires from Antiquity until Today. Disserta¬tion submitted for PhD in Politics at Goldsmiths College, 2012.

POLICANTE, Amedeo. The new pirate wars: the world market as imperial formation. Global Discourse: An Interdisciplinary Journal of Current Affairs and Applied Contemporary Thought. 3:1, 2013, p. 52-71.

POLICANTE, Amedeo. The Pirate Myth: Genealogies of an Imperial Concept. Routledge, 2015.

POLICANTE, Amedeo. The Return of the Pirate: Post-colonial Trajectories in the History of International Law. Politica Comun. Volume 5, 2014. Disponível em: <https://doi.org/10.3998/pc.12322227.0005.005>. Acesso em: 22 junho, 24.

POIER, Salvatore. Hostis humani generis. History of a multifacted word. darkmatter Journal, 2009, Issue-5, Pirates & Piracy, p. 39-52.

REDDIKER, Marcus. Villains of All Nations: Pirates in the Golden Age. Beacon Press, 2005.

SAID, Edward. Orientalism. Vintage Books: New York, 1979.

SCHMITT, Carl. Writings on War. New York: Polity, 2011.

STEVENSON, Robert Louis. Treasure Island. Disponível em: <https://www.gutenberg.org/files/120/120-h/ 120-h.htm>. Acesso em: 22 junho 2024.

SUNDARAM, Ravi. Externalities, Urbanism and Pirate Modernities: India. Rising Powers Working Paper, ESRC Rising Powers Programme. Goldsmiths, University of London, July 2010.

WALSH, David. Entrevista con Alejo Moguillansky, codirector de El escarabajo de oro. 2015. Disponível em: https://www.wsws.org/es/articles/2015/04/09/ficu-a09.html. Acesso em: 22 junho 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-29

Como Citar

Campos Johnson, A. M. (2024). The Impropriety of Pirates. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 31(63), 422–437. https://doi.org/10.12957/matraga.2024.85316

Edição

Seção

Estudos Literários