The Impropriety of Pirates
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2024.85316Palavras-chave:
Machado de Assis, Borges, Moguillansky, PiratasResumo
IMPROPRIEDADE DOS PIRATAS
Há poucos piratas na tradição cultural latino-americana, embora a pirataria tenha sido uma força fundamental na formação das Américas coloniais e pós-coloniais. Este ensaio traça essa aparente impropriedade da figura do pirata em relação com uma genealogia mais longa em que os piratas são meios de guerras impróprias e sintomas de uma luta para estabelecer a relação própria com a propriedade. Leituras de alguns textos-chave – “Canção de Piratas” (1894) de Machade de Assis, “La viuda Ching, pirata” (1935) de J. L. Borges, o filme El escarabajo de oro (2014) de Alejo Moguillansky, e Crossbones (2011) de Nuruddin Farrah – sugere que também podemos ler a figuração do pirata como uma reflexão sobre as capacidades das formas poéticas.
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Original em inglês.
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