Práticas, percepções docentes e democratização do ensino de francês: glotopolítica(s) para o reconhecimento do aluno periférico
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2024.77404Palavras-chave:
Glotopolítica, Letramento, Ensino de francês, Ensino bi/plurilíngueResumo
O objetivo deste trabalho é apresentar nossa pesquisa de doutorado em andamento, que propõe voltar-se às práticas e às percepções docentes com vistas a reconhecer e a valorizar o público considerado periférico, com o desafio de reinventar o ensino de francês em escolas públicas. Logo, visto que as línguas estrangeiras, sobretudo o francês, têm sido implementadas e estudadas em contextos socialmente elitizados, uma pergunta nos interessa: quais seriam as estratégias de ensino de língua estrangeira em contexto popular? Objetivamos, também, investigar perspectivas mais democratizantes para o ensino da língua francesa em duas escolas municipais: a Escola Municipal Anísio Teixeira, em Niterói, e a Escola Municipal Nice Mendonça de Souza e Silva, em São Gonçalo. Logo, a fim de discutir os letramentos e percepções docentes de adaptação do ensino de francês, para reconhecer e valorizar esse público, bem como refletir sobre a implantação dos projetos aqui analisados, compartilharemos as concepções em Política Linguística (CALVET, 1997), Glotopolítica (GUESPIN, MARCELLESI, 1986), assim como os conceitos de Transperiferia (WINDLE et al., 2020), e os novos estudos de Letramento (MATTOS, VALÉRIO, 2010; SOUZA, 2011). Os resultados parciais nos indicam a relevância desses projetos para o fomento às práticas de reconhecimento do aluno periférico, para a reformulação e a democratização do ensino de francês nas escolas públicas, e para a valorização do ensino plurilíngue nessas instituições.
Referências
BRASIL. Lei nº 13. 415 de 16 de fevereiro de 2017 – Altera a Lei nº 9.394, passando a vigorar, dentre outras alterações, a oferta do ensino da língua inglesa como única língua obrigatória a partir do sexto ano do En¬sino Fundamental e nos currículos do Ensino Médio, referente ao artigo 26 do parágrafo 5, [...] revoga a Lei n. 11.161[...]. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2017/Lei/L13415.htm>. Acesso em: 29 jun. 2023.
BRASIL. Senado Federal. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: nº 9394/96. Brasília, 1996. Disponível em: <https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/70320/65.pdf>. Acesso em: 29 jun. 2023.
CALVET, Jean Louis. As políticas linguísticas. São Paulo: Parábola, 2007.
COOPER, Robert Leon. La planificacíon linguística y el cambio social. Cambridge University Press, 1997.
DAHER, Del Carmen; PEREIRA, Telma; SAVEDRA, Mônica (orgs.). O ensino plurilíngue na escola pública: desafios em tempos de globalização. 1. ed. Rio de Janeiro: Editorarte, 2020.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra, 1974.
GUESPIN, Louis; MARCELLESI, Jean Baptiste. Pour la glottopolitique. Langages, 21e année, n. 83, 1986.
LAGARES, Xoán Carlos. Qual Política Linguística? Desafios Glotopolíticos Contemporâneos. São Paulo: Parábola Editorial, 2018.
MATTOS, Andréa Machado de Almeida; VALÉRIO, Kátia Modesto. Letramentos crítico e ensino comuni¬cativo: lacunas e interseções. Belo Horizonte: RBLA, 2010.
MÉSZARÓS, István. A educação para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2008.
RIBEIRO, Victor Augusto Menezes. De super-normal à super-héros: pedagogia de projetos e motivação dis¬cente. In: DAHER, Del Carmen; PEREIRA, Telma; SAVEDRA, Mônica (orgs.). O ensino plurilíngue na es¬cola pública [livro eletrônico]: desafios em tempos de globalização. 1. ed. Rio de Janeiro: Editorarte, 2020.
SOUZA, Ana Lúcia Silva. Letramentos de reexistência: poesia, grafite, música, dança: hip hop. São Paulo: Parábola Editorial, 2011.
SOUZA, Gilberto Ferreira de. Desafios (tensões) e superações na implantação do projeto político-linguís¬tico de ensino de francês para crianças no município de Niterói. Dissertação (Mestrado em Estudos de Linguagem). Universidade Federal Fluminense, Niterói: 2019.
SOUZA, Josué Santos de. O ensino de alemão na rede municipal do Rio de Janeiro: ações, desafios, descober¬tas e soluções. In: DAHER, Del Carmen; PEREIRA, Telma; SAVEDRA, Mônica (orgs.). O ensino plurilíngue na escola pública [livro eletrônico]: desafios em tempos de globalização. 1. ed. Rio de Janeiro: Editorarte, 2020.
WINDLE, Joel Austin et al. Por um paradigma transperiférico: uma agenda para pesquisas socialmente enga¬jadas. Trab. Ling. Aplic., Campinas, n. (59.2), p. 1563-1576, mai./ago. 2020.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.