Diferentes conformações da timidez

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66117

Palavras-chave:

Modernismo, Artes plásticas, Rodrigo Naves, Timidez.

Resumo

Este artigo aborda as opiniões do crítico de arte Rodrigo Naves a respeito de certo cânone das artes plásticas difundido a partir do modernismo de 1922 e de seus desdobramentos, como a antropofagia. O trabalho pro- cura contextualizar as reservas do autor em relação a artistas que se notabilizaram junto a esses movimentos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, bem como em relação aos critérios empregados pelos intelectuais modernistas em reflexões sobre pintores brasileiros. O método utilizado é a análise de diferentes textos do crítico de modo a sublinhar as premissas teóricas, históricas e estéticas que fundamentam sua posição. De resto, buscam-se também elementos para compreender a linhagem das artes plásticas composta por Rodrigo Naves em A forma difícil, da qual estão excluídos muitos dos nomes do cânone modernista.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luiz Philip Fávero Gasparete, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio)

É Doutorando em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela Pontifícia Universidade Ca- tólica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Especialista em Teoria Psicanalítica: Clínica e Cultura pelo Centro Univer- sitário Academia (UniAcademia) e Licenciado em Letras Português – Literaturas pela Universi- dade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Downloads

Publicado

2022-11-08

Como Citar

GASPARETE, Luiz Philip Fávero. Diferentes conformações da timidez. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 29, n. 57, p. 471–483, 2022. DOI: 10.12957/matraga.2022.66117. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/66117. Acesso em: 26 maio. 2025.