Diferentes conformações da timidez
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2022.66117Palavras-chave:
Modernismo, Artes plásticas, Rodrigo Naves, Timidez.Resumo
Este artigo aborda as opiniões do crítico de arte Rodrigo Naves a respeito de certo cânone das artes plásticas difundido a partir do modernismo de 1922 e de seus desdobramentos, como a antropofagia. O trabalho pro- cura contextualizar as reservas do autor em relação a artistas que se notabilizaram junto a esses movimentos, como Anita Malfatti e Tarsila do Amaral, bem como em relação aos critérios empregados pelos intelectuais modernistas em reflexões sobre pintores brasileiros. O método utilizado é a análise de diferentes textos do crítico de modo a sublinhar as premissas teóricas, históricas e estéticas que fundamentam sua posição. De resto, buscam-se também elementos para compreender a linhagem das artes plásticas composta por Rodrigo Naves em A forma difícil, da qual estão excluídos muitos dos nomes do cânone modernista.
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