Entrevista com David Crystal e Michael McCarthy

Autores

  • David Crystal
  • Michael McCarthy
  • Flávia Azeredo-Cerqueira Johns Hopkins University
  • Patrícia Bértoli UERJ

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.59613

Palavras-chave:

Entrevista.

Resumo

Flávia Azeredo-Cerqueira e Patrícia Pereira Bértoli entrevistam os autores e pesquisadores David Crystal e Michael McCarthy.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

David Crystal

É escritor, editor e apresentador de TV. Especialista nos estudos dedicados à língua inglesa e conhecido por seus trabalhos concentrando em aspectos relacionados a fonética e a fonologia da língua inglesa e, também, na aplicação da linguística no âmbito religioso, educacional e clínico, destacando-se o desenvolvimento de diversas técnicas de linguistic profiling para diag­nóstico e terapia. Foi professor na University of Reading e atualmente é professor honorário de linguística na University of Bangor. Crystal já publicou diversos livros e suas obras são principalmente na área de língua, incluindo livros da editora Penguin, duas enciclopédias The Cambridge Encyclopedia of Language e The Cambridge Encyclopedia of the English Language (3ª ed. 2018).

Michael McCarthy

É professor Emérito de Linguística Aplicada na School of English, University of Nottingham, no Reino Unido. Ele é Professor Honorário da Universidade de Valência, na Espanha. É autor de 56 livros e 116 trabalhos acadêmicos que tratam de pesquisa e ensino da língua inglesa, espe­cialmente como segunda língua ou língua estrangeira. Nos últimos 30 anos, ele trabalhou com corpora computadorizado de textos em língua inglesa, investigando-os para estabelecer como o vocabulário e a gramática da língua inglesa são realmente usados na atualidade e como estão evoluindo e mudando. Sua pesquisa tem se concentrado na língua inglesa falada no dia a dia. Ele é membro da Royal Society of Arts.

Flávia Azeredo-Cerqueira, Johns Hopkins University

É professora na Johns Hopkins University, Baltimore, EUA. Possui Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais. Tem vasta experiência no en­sino superior, no ensino de segunda língua e de língua à distância, na produção de material di­dático, no treinamento de professores, no ensino da língua portuguesa como língua adicional e língua de herança nos Estados Unidos. Foi professora visitante na UFMG - trabalhando na área de ensino de inglês para fins acadêmicos, parte do projeto Ciência sem Fronteiras. Foi pesquisa­dora no projeto EDUCONLE da UFMG, projeto focado na educação continuada de professores de língua da rede pública de ensino em Belo Horizonte.

Patrícia Bértoli, UERJ

É professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Possui Doutorado e Mestrado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Pau­lo. Foi professora visitante na UFMG - área de concentração Ensino de Inglês para fins acadê­micos. Possui vasta experiência no Ensino Superior, na área de Letras, atuando no ensino de Língua Inglesa e formação de professores, em nível de graduação e pós-graduação, nos seguintes temas: inglês, ensino, linguística de corpus, letras de música e ensino de língua estrangeira, ensi­no de inglês instrumental. Em 2009, parte da pesquisa de doutorado foi desenvolvida nos EUA, na Mississippi State University, com apoio da CAPES.

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

CRYSTAL, David; MCCARTHY, Michael; AZEREDO-CERQUEIRA, Flávia; BÉRTOLI, Patrícia. Entrevista com David Crystal e Michael McCarthy. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 28, n. 53, p. 371–382, 2021. DOI: 10.12957/matraga.2021.59613. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/59613. Acesso em: 24 maio. 2025.