Eva Peron e Jorge Luis Borges, peronismo e antiperonismo em tempos de pandemia: polifonia e interdiscursividade em tecnoculturas digitais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56889

Palavras-chave:

Análise do discurso, Tecnocultura digital, Peronismo, Jorge Luis Borges, Eva Perón.

Resumo

O artigo parte do marco teórico da Análise do Discurso, das Humanidades Digitais e da Análise Tecnocultural do Discurso, assim como dos Multiletramentos Digitais, e utiliza a metodologia da mineração textual e a aná­lise léxico-semântica para examinar tweets sobre Jorge Luis Borges e Eva Perón feitos no contexto da pan­demia de COVID-19. A partir desse marco teórico-metodológico, desenvolve uma análise dos hashtags mais mobilizados, os termos mais comuns e os tópicos mais significativos nos tweets sobre ambos os intelectuais. Revela que Eva Perón e Borges ativaram posicionamentos em relação com questões como o peronismo e o antiperonismo, o feminismo e o antifeminismo, as políticas de saúde decorrentes da pandemia de COVID-19, e visões opostas da política e a sociedade. As práticas discursivas nas redes sociais aparecem como ativas produtoras de sentidos sociais e aglutinadoras de coletividades no momento de crise vivido em decorrência da emergência de saúde global. A análise sublinha o caráter interdiscursivo e polifônico dessas práticas, ca­pazes de dar conta de sentidos múltiplos e heterogêneos, expressando apoio ou oposição às políticas dos governos, às mobilizações sociais e às medidas de saúde.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alejandra Judith Josiowicz, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

É professora na Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Master of Arts e PhD in Spanish and Portuguese Languages and Cultures pela Princeton University (PU). Tem pós-doutorado no Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (FGV-CPDOC). Atuou como Assistant Professor no Department of Foreign Languages da Rutgers University (RU). Foi Pesquisadora de Carreira do CONICET na Argentina, atuando no Programa de Pós­-graduação da FFyL-UBA. Publicou artigos em múltiplas revistas acadêmicas nacionais e in­ternacionais. Participa de grupos de pesquisa sobre infância e literatura infantil, incluindo o NELIJ-UERJ. É Membro da Associação Brasileira de Humanidades Digitais (ABHD) e do Cen­ter for Critical Race and Digital Studies (CR+DS).

Downloads

Publicado

2021-06-27

Como Citar

JOSIOWICZ, Alejandra Judith. Eva Peron e Jorge Luis Borges, peronismo e antiperonismo em tempos de pandemia: polifonia e interdiscursividade em tecnoculturas digitais. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 28, n. 53, p. 298–313, 2021. DOI: 10.12957/matraga.2021.56889. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/56889. Acesso em: 24 maio. 2025.