Aulas de Idiomas e incomunicação na educação superior tecnológica: ensino online em um contexto de incertezas
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2021.56814Palavras-chave:
Incomunicação, Idiomas, Ensino superior, Aulas online, Pandemia.Resumo
Repentinamente e sem quaisquer avisos, a pandemia de COVID-19, no ano de 2020, obrigou docentes de todas as partes do planeta a se reinventarem e a reconstruírem as suas práticas. Diante desse contexto de incertezas, as plataformas online de ensino-aprendizagem (muitas adaptadas para essa finalidade) surgiram como a única alternativa para manter as aulas nesse panorama de escolas e universidades fechadas, em que a interação professor-aluno é feita exclusivamente por meio de um dispositivo com acesso à internet. Nesse aspecto, as aulas de idiomas tiveram que ser replanejadas para que atividades de conversação e compreensão auditiva não fossem impactadas. No entanto, todo esse cenário descrito é um terreno fértil para o fenômeno da incomunicação, definido por Wolton (2006) como falhas no processo de comunicação. Assim, o presente trabalho terá como objetivo investigar as aulas de Inglês e Comunicação e Expressão ministradas em uma faculdade pública de tecnologia, localizada na Região Metropolitana de São Paulo, e verificar como a incomunicação pode prejudicar a condução das aulas online. Tratar-se-á, portanto, de um estudo de caso, baseado nas obras de Menezes (2005), Wolton (2006, 2011), Künsch (2007), Yin (2015), Carneiro et al. (2020) e Santos (2020). Como resultados, verificou-se que o principal gerador de incomunicação nas aulas remotas é a ausência/queda da conexão com a internet, seguida de outros fatores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.