Os géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.50983

Palavras-chave:

discurso académico, discurso científico, género discursivo, lição, provas de agregação.

Resumo

É consensual a afirmação de Bakhtine de que falamos por géneros. A adoção deste postulado torna indispensável considerar o estatuto teórico do género e a área de atividade verbal a que se agrega, isto é, o tipo de discurso em que tem lugar. Por outras palavras, para analisar a linguagem em uso é necessário discutir o conceito de género de discurso, o que define um género, quais os parâmetros a considerar. O presente trabalho pretende, a propósito de um evento académico designado provas de agregação, determinar, descrever e explicar a categorização de um dos discursos, um género institucionalmente denominado Lição. Esta categorização é feita a partir da análise de um corpus e das perceções dos usuários sobre este género, no quadro de uma análise dos discursos.

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Biografia do Autor

Maria Aldina Marques, CEHUM-Universidade do Minho (Portugal)

Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade do Minho, Portugal. Tem experiência na área de Linguística.

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Publicado

2020-08-03

Como Citar

MARQUES, Maria Aldina. Os géneros das provas académicas: entre discurso académico e discurso científico. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 50, p. 469–486, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.50983. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/50983. Acesso em: 22 jun. 2025.