As doenças negligenciadas nas mídias digitais: o processo social saúde-doença, imaginário e efeitos-sentidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44320

Palavras-chave:

Doenças Negligenciadas, Mídia jornalística Digital, Imaginário Silenciamento.

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo analisar, à luz da Análise de Discurso, fundada por Pêcheux (1969, 1975, 1983), a discursivização das Doenças Tropicais Negligenciadas (DTNs) na mídia digital, com foco no processo social saúde-doença. O corpus foi constituído de dez sequências discursivas (SD) coletadas a partir de duas publicações dos sites UOL e G1. Nesta análise foram mobilizadas, além do conceito de discurso, as noções de sujeito, memória discursiva, projeções imaginárias e silenciamento; ademais, também mobilizamos algumas contribuições teóricas do campo das ciências sociais. Os resultados apontam que as DTNs tanto são sintomas como efeitos da desigualdade social existente no país; os efeitos de descaso e silenciamento para com as DTNs já se inscrevem no próprio nome dessas doenças, pelo viés dos sentidos de negligência; além disso, há silenciamento de sentidos no discurso oficial do poder público, pelo não enfrentamento dessa grave questão, como também no discurso das indústrias farmacêuticas, tendo em vista o jogo de interesses econômicos, pois as DTNs são discursivizadas pelo imaginário de doenças de pobres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucineia Oliveira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Jornalista, mestranda do Programa Pós-Graduação de Linguistica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia.

Gerenice Ribeiro Oliveira Cortes, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia-UESB

Doutora em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco. Professora Adjunta da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) – Departamento de Ciências Humanas, Educação e Linguagem. cortesgr@gmail.com

Downloads

Publicado

2020-04-30

Como Citar

OLIVEIRA, Lucineia; OLIVEIRA CORTES, Gerenice Ribeiro. As doenças negligenciadas nas mídias digitais: o processo social saúde-doença, imaginário e efeitos-sentidos. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 27, n. 49, p. 81–99, 2020. DOI: 10.12957/matraga.2020.44320. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/44320. Acesso em: 14 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Linguísticos