As redes sociais e a construção dos antagonismos: a imigração brasileira em Portugal representada em comentários do facebook
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2020.44154Palavras-chave:
Análise Crítica do Discurso, discurso de ódio generalizado, Othering, Facebook.Resumo
O presente estudo visa analisar a representação dos atores sociais em discursos sobre a imigração brasileira em Portugal, tendo em vista os eixos da referenciação nominal, da dêixis pessoal, da manifestação de topoi, da intertextualidade e da interdiscursividade, a partir de uma abordagem baseada nos Estudos Críticos do Discurso (KhosraviNik & Unger 2016; Van Dijk 1984, 2006, 2018; Wodak 2001; e.o.). Para a sua realização, foram selecionados 143 comentários públicos de páginas de jornais portugueses no Facebook, coletados entre 29 de agosto de 2018 e 30 de abril de 2019, com conteúdos que apresentaram manifestações de Othering. Após o tratamento e análise qualitativa destes dados, concluiu-se que este tipo de discurso, ao realizar-se numa plataforma altamente interativa, apresenta relações com as agendas destes geradores de conteúdo e tem por fim outros intuitos implícitos, tais como o impacto em termos interacionais e a amplificação das ideologias do grupo de pertencimento.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.