Guiomar Torrezão e as ‘Cartas Lisbonenses’: correspondência portuguesa nas páginas de ‘O Liberal do Pará’
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2019.37507Palavras-chave:
Século XIX, O Liberal do Pará, Guiomar Torrezão.Resumo
A colonização portuguesa no Brasil se estendeu, de forma positiva, até o século XIX, quando os portugueses aqui radicados influenciaram na criação de vários jornais, como ocorreu na então província do Grão-Pará, onde os imigrantes portugueses que nela aportavam fundavam jornais com características próprias, dos quais se tornavam editores e redatores, oportunizando a democratização à leitura. Entre esses jornais, O Liberal do Pará registra um fato curioso que consiste na correspondência enviada exclusivamente para este jornal pela escritora lisbonense Guiomar Torrezão (26/11/1844 – 22/10/1898), desde o final da década de 1870. Neste sentido, o objetivo desse artigo é (re)apresentar as publicações da referida escritora – enquanto fonte documental – a fim de ratificar as contribuições da mulher nos jornais oitocentistas, especialmente aquelas endereçadas às leitoras paraenses.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.