Revisitando a aquisição do ataque ramificado CCV: estágios do desenvolvimento silábico
DOI:
https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28574Palavras-chave:
Fonologia, Aquisição de linguagem, Estágios de desenvolvimento, Sílaba, Ataque ramificadoResumo
Este artigo trata de discutir a manifestação de estágios de desenvolvimento no percurso de aquisição de sílabas de ataque ramificado CCV (Consoante1+Consoante2+Vogal) do Português Brasileiro – estrutura presente em palavras como ‘bruxa’, ‘blusa’, ‘prato’, ‘placa’. Retomando os resultados de Teixeira (1988), Lamprecht (1993), Ávila (2000), Ribas (2002), Staudt (2008) e Baesso (2009), o artigo examina possíveis motivações à observação (ou não) de estágios intermediários no desenvolvimento infantil. Investiga-se se as motivações podem residir i) numa tendência geral do percurso de aquisição fonológica – tal como observado na aquisição de outras estruturas silábicas, como a coda CVC; ii) no desenvolvimento individual de cada criança; ou iii) em efeitos metodológicos relativos ao tipo de coleta de dados. Para verificar tais motivações, analisam-se dados naturalísticos de 3 sujeitos, acompanhados quinzenalmente, e dados experimentais de 49 sujeitos, obtidos num teste de repetição de palavras e pseudopalavras. Os resultados apontam que o tipo de coleta de dados pode afetar a observação de estágios do desenvolvimento silábico em contexto naturalístico, uma vez que o desbalanceamento da quantidade de alvos CCV e de sua combinação fonotática pode afetar a determinação de estratégias como a seleção lexical e os alvos/direção das substituições em CCV. O desenvolvimento individual mostrou-se correlacionado às tendências fonológicas gerais assinaladas por Teixeira (1988) e Lamprecht (1993), à medida que tais generalizações podem atuar na limitação dos diferentes percursos possíveis à criança na aquisição CCV. O estudo sugere, ainda, que o tipo de estratégia empregado em reparo ao CCV também depende do desenvolvimento silábico infantil.
---
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/matraga.2017.28574
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.