La voz ajena y la alteridad en los libros de texto. Un estudio polifónico-argumentativo en textos escolares argentinos
Palavras-chave:
livro-texto, alteridade, cenografia enunciativa, polifonia, aspas.Resumo
O objetivo deste trabalho é estudar as formas de configuração da alteridade no gênero livro-texto escrito em espanhol. Num corpus de nove livros-texto de nível secundário publicados na Argentina correspondentes a três disciplinas (Língua, Ciências Sociais e Ciências Naturais), analisam-se, em primeiro lugar, as formas da referência ao discurso do outro em cenografias enunciativas (scénographie énonciative, MAINGUENEAU, 1999 e 2004), que sem dúvida constituem os espaços mais evidentes da alteridade nesse gênero. São também abordados os mecanismos da alusão a vozes alheias dentro dos segmentos explicativos e as diferentes atitudes adotadas pelo autor. Nesse marco, estudamos as marcas da heterogeneidade mostrada marcada (AUTHIER, 1994), por um lado, as aspas e, pelo outro, o itálico e o negrito, que permitem ao autor se referir e comentar outros discursos. Considera-se que as cenografias são utilizadas para incorporar em forma explícita discursos que funcionam como aval da exposição, enquanto que outros elementos micro discursivos, como as aspas e o uso especial de tipografia, introduzem dentro do corpo teórico a alteridade e o ponto de vista do autor em forma solapada, acorde com as normas do gênero.
---
Artigo em espanhol.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.