Letramento e a aprendizagem do português: a infância e adolescência de Graciliano Ramos na obra ‘Infância’
Palavras-chave:
leitura, alfabetização, narrativa, linguagem, pedagogia, literatura brasileira.Resumo
Neste artigo examino uma obra de ficção escrita pelo renomado autor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). No livro publicado em 1945, Ramos apresenta uma autobiografia de seus anos de leite e do início de sua adolescência. O autor reconstrói os primeiros anos de vida e relembra os eventos trágicos que ele observou e que também vivenciou nas mãos de seu pai e do seu avô e também de alguns de seus professores de escola. A criança Graciliano se refere à dificuldade que tinha em aprender a ler o português. A narrativa serve como crítica do material didático usado nas escolas brasileiras nos primeiros anos do século XX. O livro Infância é também é uma denúncia do uso de violência linguística e física por parte de parentes e mestres de escola na interação com a curiosidade natural de crianças com respeito ao mundo em que nasceram. Enquanto o autor é cético com respeito à natureza humana em geral, ele se lembra de um número de indivíduos que eram amáveis com ele e que ajudaram-no a ler e que contribuíram para aproximá-lo às pessoas e à humanidade.
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