Letramento e a aprendizagem do português: a infância e adolescência de Graciliano Ramos na obra ‘Infância’

Autores

  • John Robert Schmitz UNICAMP

Palavras-chave:

leitura, alfabetização, narrativa, linguagem, pedagogia, literatura brasileira.

Resumo

Neste artigo examino uma obra de ficção escrita pelo renomado autor brasileiro Graciliano Ramos (1892-1953). No livro publicado em 1945, Ramos apresenta uma autobiografia de seus anos de leite e do início de sua adolescência. O autor reconstrói os primeiros anos de vida e relembra os eventos trágicos que ele observou e que também vivenciou nas mãos de seu pai e do seu avô e também de alguns de seus professores de escola. A criança Graciliano se refere à dificuldade que tinha em aprender a ler o português. A narrativa serve como crítica do material didático usado nas escolas brasileiras nos primeiros anos do século XX. O livro Infância é também é uma denúncia do uso de violência linguística e física por parte de parentes e mestres de escola na interação com a curiosidade natural de crianças com respeito ao mundo em que nasceram. Enquanto o autor é cético com respeito à natureza humana em geral, ele se lembra de um número de indivíduos que eram amáveis com ele e que ajudaram-no a ler e que contribuíram para aproximá-lo às pessoas e à humanidade.

Biografia do Autor

John Robert Schmitz, UNICAMP

Professor titular aposentado do Instituto de Estudos da Linguagem, Departamento de Linguística Aplicada e Programa de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da Universidade Estadual de Campinas. Possui Pós-Doutorado em Linguística Aplicada, realizado na State University Of New York. Tem vários artigos, resenhas e capítulos de livros publicados no Brasil e no estrangeiro nas áreas de linguística aplicada, lexicologia, tradução e descrição do português. Suas publicações mais recentes são: (a) artigo: “Some Polemical Issues in Applied Linguistics”, Revista Brasileira de Língua Aplicada, v. 1, no 1:21-42, 2010; (b) artigos de divulgação: “O neologismo do comércio”, Revista Língua Portuguesa. no 52:50-51, fevereiro, 2010. Esbanjar alegria, dinheiro, não. Revista Língua Portuguesa, no 54: 28, abril, 2010.

Downloads

Publicado

2010-06-19

Como Citar

Schmitz, J. R. (2010). Letramento e a aprendizagem do português: a infância e adolescência de Graciliano Ramos na obra ‘Infância’. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 17(26). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26323