Aspectos semânticos das nominalizações: língua, sujeito, paráfrase
Palavras-chave:
nominalização, língua, sujeito, paráfraseResumo
No presente texto, analisamos o processo de nominalização de verbos sob a óptica da Linguística da Enunciação. Para tanto, realizamos um “passeio” por diferentes abordagens, mostrando aspectos já apontados sobre a nominalização de deverbais, de modo a dar subsídios a nossa concepção dessa forma de nominalização como uma paráfrase cujo resultado mostra algum aspecto ou traço da relação daquele que (se) enuncia com aquilo que diz ao (se) enunciar. Esse processo de nominalização produz o efeito de apresentar como realidade pré-asserida o que nominaliza, de modo a se configurar como uma anáfora.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.