A poética da incerteza: a contracena do Século das Luzes
Palavras-chave:
poética da incerteza, fantástico, século das Luzes, razão.Resumo
A ficção que surge no final do Século das Luzes vai refletir as contradições inerentes ao período e trazer para a literatura as questões que perpassam os grandes debates do século, promovendo a encenação daquilo que mais tarde será nomeado de “modernidade”. A primeira manifestação da ficção fantástica é a novela O diabo enamorado, de Jacques Cazotte; é pelo viés da figura emblemática e contraditória do diabo que o estudo propõe-se a analisar esse exemplo de poética da incerteza que surge no século da razão.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.