Francisco de Sousa y su ‘oriente conquistado’

Autores

  • Eduardo Javier Alonso Romo Universidad de Salamanca

Palavras-chave:

Oriente, jesuítas, historiografia missionária.

Resumo

O presente trabalho aborda a obra do jesuíta Francisco de Sousa (1649-1712), missionário e historiador luso-brasileiroindiano. Trata-se do Oriente conquistado a Jesu Cristo pelos Padres da Companhia de Jesus da Provincia de Goa (Lisboa 1710). Depois de perfilar a figura do autor, analisamos diferentes aspectos do livro como o seu objecto e estrutura, as fontes utilizadas, os gêneros incluídos nele, o testemunho histórico e social do seu tempo, assim como a sua recepção posterior.

---

Artigo em espanhol.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Eduardo Javier Alonso Romo, Universidad de Salamanca

Professor Titular de Filologia Portuguesa, na Universidade de Salamanca (Espanha). Dentre suas obras, destacam-se Los escritos portugueses de san Francisco Javier (Braga: Universidade do Minho, 2000); Simón Rodrigues: Origen y progreso de la Compañía de Jesús, contendo Estudio introductorio, traducción a partir de los originales portugués y latino, y notas (Bilbao/Santander, Mensajero/Sal Terrae, 2005) e Luis de Montoya, un reformador castellano en Portugal (Guadarrama/Madrid: Editorial Agustiniana, 2008). Integra o Grupo de Pesquisa ARCADIA BABÉLICA: Usos del Castellano, competencias plurilingues, cambio de los paradigmas identitarios en las Academias del Antiguo Régimen, que tem por objeto o uso do castelhano e de outras línguas, no contexto das Academias portuguesas do XVII e XVIII (metropolitanas e brasileiras).

Downloads

Publicado

2011-12-19

Como Citar

ROMO, Eduardo Javier Alonso. Francisco de Sousa y su ‘oriente conquistado’. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 18, n. 29, 2011. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/26062. Acesso em: 24 maio. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários