GRAMÁTICA, USO DA LÍNGUA E ENSINO
Palavras-chave:
ensino produtivo, variação linguística, contexto, gêneros discursivos.Resumo
Neste artigo busca-se estabelecer uma correlação entre concepções de gramática, estudos sobre o uso da língua e suas implicações no ensino da língua materna na escola. Parte-se da clássica distinção entre as abordagens ao ensino, conforme Halliday et alii, 1974. Destaca-se o papel da abordagem produtiva e critica-se o foco da escola tradicional numa abordagem eminentemente prescritiva. Procura-se demonstrar a relevância de estudos do uso real da língua contemporânea, em contextos comunicativos específicos, para um ensino mais eficaz e atraente da língua nativa. Como evidências da distância entre a abordagem prescritiva, que toma como modelo uma única variedade de língua, e o uso efetivo dos falantes, examinam- se resultados de dois estudos sociolinguísticos variacionistas recentes: a variação no sujeito de segunda pessoa e a expressão variável da terceira pessoa no português carioca contemporâneo. Embora reconhecendo a escola como lócus do ensino da variante padrão, reitera-se a importância de ali também se discutirem outras variedades. Sugere-se, seguindo Halliday et alii, que variedades mais presentes no uso cotidiano do aluno não sejam simplesmente alijadas, mas situadas no seu devido contexto de uso. Desse modo, acredita-se que será alcançado o principal objetivo do ensino de portuguesa apropriação, pelo aluno, de um maior número de variedades e o reconhecimento das situações de uso apropriadas a cada uma.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.