A RETÓRICA EM FRANCO MORETTI: SEUS DESDOBRAMENTOS

Autores

  • Pedro Dolabela Chagas Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Palavras-chave:

Retórica, história literária, teoria da literatura, Franco Moretti

Resumo

Apresentação da problemática retórica na obra de Franco Moretti; esclarecimento da sua afinidade com a “retórica da argumentação” (relativa à política e ao direito). A sua mobilização da retórica para a fundamentação teórica e metodológica de uma “história social das formas literárias”, que observaremos nalguns de seus pressupostos e desdobramentos principais, quais sejam: 1) a função social da literatura como instrumento de “produção de consenso”; 2) a concepção da literatura como produção cultural; 3) a proposição de uma “história lenta” da literatura, mais afim ao evolucionismo que à sucessão de “estilos de época” ou ao Zeitgeist hegeliano; 4) a eleição da análise retórica como paradigma de cientificidade para a crítica literária. Em meio a isso, situa-se a polêmica de Moretti contra certos valores dominantes na crítica e na historiografia, numa contribuição aos estudos literários que, da perspectiva do artigo, permanece atual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Pedro Dolabela Chagas, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Literatura Comparada (UERJ) e em Estética e Filosofia da Arte (UFMG) e Mestre em Teoria Literária (UFMG). Foi Pesquisador Visitante na Universidade Stanford (EUA) e na Akademie Schloss Solitude (Stuttgart/Alemanha). É Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), onde pertence ao corpo docente do Programa de Pós-Graduação “Memória: Linguagem e Sociedade”. Realiza pesquisas e publicações sobre a Epistemologia da Estética e da Crítica de Arte, a Teoria do Romance, a Teoria Literária e o Romance Brasileiro. É editor da coluna “Estudos do Romance” da Revista Eutomia (UFPE).

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

CHAGAS, Pedro Dolabela. A RETÓRICA EM FRANCO MORETTI: SEUS DESDOBRAMENTOS. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 33, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19779. Acesso em: 1 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários