“GUERRA DE OLHARES”: EMULAÇÃO E AGUDEZA EM VÊNUS E ADÔNIS (1593), DE WILLIAM SHAKESPEARE

Autores

  • Lavinia Silvares Universidade Federal de São Paulo

Palavras-chave:

Poética, retórica, Shakespeare, Vênus e Adônis, Ovídio

Resumo

Neste artigo, proponho investigar alguns aspectos da relação entre a emulação dos antigos e a produção da agudeza em Vênus e Adônis, de Shakespeare, publicado pela primeira vez em 1593, em Londres. Nesse poema narrativo, a emulação de uma passagem das Metamorfoses de Ovídio é explícita e marca o lugar de autoridade a partir do qual diversas técnicas retórico-poéticas de amplificação do tópico inventivo e elocutivo serão empregadas para efetuar a agudeza do poema. Assim, proponho discutir como se legitimam as novidades de matéria e estilo poético em Vênus e Adônis ao mesmo tempo em que se preservam, retoricamente, as relações de pertencimento à autoridade antiga imitada. Para esse propósito, refiro-me a um texto preceptivo da época, o Discurso comparativo, de Francis Meres, para discutir como se realiza a operação de associação dos “novos” poetas a autoridades antigas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lavinia Silvares, Universidade Federal de São Paulo

Professora Doutora do Departamento de Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), vice-presidente da Sociedade Brasileira de Retórica e autora dos seguintes artigos, entre outros: “A Poetical Dimension”: retórica e poesia em The Arcadian Rhetorike (1588), de Abraham Fraunce. Letras Clássicas (USP), São Paulo, ano 17, n. 12, 2013 (no prelo); Um retrato de John Donne: apontamentos sobre o gênero encomiástico. Acta Scientiarum Language and Culture (UEM), v. 34, p. 31-35, 2012; John Donne satirista: metáfora, engenho & arte. Gragoatá (UFF), v. 26, p. 187-206, 2009; A poesia inglesa e a retórica aristotélica: a atualidade dos discursos poéticos e preceptivos no século XVI. VISO: Cadernos de Estética Aplicada, v. 6, p. 1-20, 2009.

Downloads

Publicado

2013-12-19

Como Citar

SILVARES, Lavinia. “GUERRA DE OLHARES”: EMULAÇÃO E AGUDEZA EM VÊNUS E ADÔNIS (1593), DE WILLIAM SHAKESPEARE. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 20, n. 33, 2013. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/19763. Acesso em: 27 jul. 2025.

Edição

Seção

Estudos Literários