VIAS OBLÍQUAS DA TRANSCENDÊNCIA: ASPECTOS DO IDEALISMO EM AUGUSTO DOS ANJOS E PEDRO KILKERRY
Palavras-chave:
poesia brasileira, idealismo romântico, modernidade, sublime.Resumo
O ensaio analisa as manifestações do idealismo de orientação romântica na poesia de Augusto dos Anjos e Pedro Kilkerry, visando, por um lado, evidenciar os pontos de contato existente entre as obras dos dois poetas, e por outro, demonstrar que muitos dos procedimentos estéticos inovadores de que eles se servem nascem em resposta a urgências oriundas de uma concepção idealista da poesia. Augusto dos Anjos e Pedro Kilkerry manifestam o anseio por depreender junto à realidade fenomênica conexões com uma esfera suprassensível, que, embora assuma contornos distintos em cada um dos poetas, parece remeter a uma visão comum de um ideal poético transcendente à realidade concreta. Em busca desse objetivo, Augusto dos Anjos e Kilkerry recorrem a procedimentos que atualizam a dicção poética do sublime romântico; o primeiro vale-se de um repertório filosófico híbrido, que imprime um prosaísmo tenso e inovador em sua poesia, ao passo que o segundo opta pela representação indireta, por meio de uma linguagem evocativa e metonímica, que assinala o mistério do ideal transcendente, sem, contudo, decifrá-lo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.