LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATITUDES ATIVAS E TÁTICAS

Autores

  • Lúcia de Fátima Santos Universidade Federal de Alagoas

Palavras-chave:

Escrita acadêmica, Atitudes Ativas, Atitudes Táticas.

Resumo

Este artigo resulta de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida na área de Linguística Aplicada, com o objetivo de compreender a constituição de alunos de Letras como produtores de textos escritos em português, visando a atitudes ativas e táticas. O corpus é formado por entrevista e atividades de escrita e reescrita de textos dos mesmos alunos, realizadas no decorrer de duas disciplinas do curso de Letras, ministradas pela mesma professora. A análise dos dados indica poucos momentos em que os alunos apresentam atitudes ativas e táticas no processo de escrita, nas atividades realizadas nas duas disciplinas. Esse resultado se atribui, entre outras razões, à história de cada aluno como produtor de textos na educação básica e, principalmente, à ausência de um trabalho significativo de produção de textos na universidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lúcia de Fátima Santos, Universidade Federal de Alagoas

Possui graduação em Letras (1987), mestrado em Letras e Linguística (1996) e doutorado em Linguística ( 2007) pela Universidade Federal de Alagoas. Atualmente é professora adjunta desta universidade e coordenadora do projeto em Letras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Desenvolve atividades de ensino e pesquisa na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino e aprendizagem de língua materna, leitura e produção de textos, gêneros discursivos no ensino de língua materna, livro didático, ensino de gramática, letramento e formação de professores

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

SANTOS, Lúcia de Fátima. LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATITUDES ATIVAS E TÁTICAS. Matraga - Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ, Rio de Janeiro, v. 22, n. 36, 2015. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17051. Acesso em: 24 maio. 2025.