LETRAMENTO ACADÊMICO DE ALUNOS DE LETRAS: CONSTRUINDO POSSIBILIDADES DE ATITUDES ATIVAS E TÁTICAS
Palavras-chave:
Escrita acadêmica, Atitudes Ativas, Atitudes Táticas.Resumo
Este artigo resulta de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida na área de Linguística Aplicada, com o objetivo de compreender a constituição de alunos de Letras como produtores de textos escritos em português, visando a atitudes ativas e táticas. O corpus é formado por entrevista e atividades de escrita e reescrita de textos dos mesmos alunos, realizadas no decorrer de duas disciplinas do curso de Letras, ministradas pela mesma professora. A análise dos dados indica poucos momentos em que os alunos apresentam atitudes ativas e táticas no processo de escrita, nas atividades realizadas nas duas disciplinas. Esse resultado se atribui, entre outras razões, à história de cada aluno como produtor de textos na educação básica e, principalmente, à ausência de um trabalho significativo de produção de textos na universidade.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
AUTORIZAÇÃO
A Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ está autorizada a publicar o artigo ora submetido, caso seja aceito para publicação online. Fica atestado que a contribuição é original, que não está sendo submetida a outro editor para publicação, e que a presente declaração é a expressão da verdade.
Os trabalhos publicados no espaço virtual da Matraga – Revista do Programa de Pós-Graduação em Letras da UERJ serão automaticamente cedidos, ficando os seus direitos autorais reservados à Matraga. Sua reprodução, total ou parcial, é condicionada à citação dos autores e dos dados da publicação.
A Matraga utiliza uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.