VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA

Autores

  • Aira Suzana Ribeiro Martins Colégio Pedro II

Palavras-chave:

variação, letramento, leitura, escrita

Resumo

O aluno, ao iniciar seus estudos na instituição de ensino, já é um usuário competente da língua materna. A tarefa da escola é principiar o processo de ensino da língua a partir dos conhecimentos que o aluno já traz consigo. Esse procedimento vai fazer com que os recursos comunicativos do aprendiz sejam ampliados progressivamente, culminando na capacidade de utilização da língua de forma adequada, nas diversas situações do dia a dia, tanto na modalidade oral quanto na modalidade escrita. Para que esse propósito seja atingido, é interessante que o professor busque estratégias para mostrar ao aluno que a variação linguística é um importante fator da riqueza de uma língua. Logo, cremos que a leitura de textos de gêneros que utilizam uma linguagem mais coloquial seja uma forma eficiente de se iniciar o trabalho de conscientização do indivíduo sobre o caráter heterogêneo da língua e da importância de cada um de seus vários registros. As concepções de Soares (2011) sobre letramento mostram que a aprendizagem da língua é um processo contínuo e que a riqueza de experiências com leitura e escrita muito vai ajudar na formação e melhoria da capacidade de comunicação e expressão do estudante. Com base em leituras sobre letramento, ensino de língua e sobre práticas de leitura, nosso texto pretende apresentar formas de trabalho com leitura e escrita, com vistas ao conhecimento e à valorização das várias formas de expressão, considerando a variação linguística.

Biografia do Autor

Aira Suzana Ribeiro Martins, Colégio Pedro II

Doutora em Língua Portuguesa pela UERJ.  Professora do Colégio Pedro II no Ensino Fundamental e Mestrado Profissional em Educação. Supervisora do Programa de Residência Docente do mesmo colégio. Membro dos grupos de pesquisa SELEPROT e  do grupo Literatura e outras linguagens na Escola Básica: letramento literário e formação continuada do professor.

Downloads

Publicado

2015-07-30

Como Citar

Martins, A. S. R. (2015). VARIAÇÃO LINGUÍSTICA E PRÁTICAS DE LEITURA E ESCRITA. Matraga - Revista Do Programa De Pós-Graduação Em Letras Da UERJ, 22(36). Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/matraga/article/view/17050