Para além da História em migalhas

entrevista com François Dosse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84376

Palavras-chave:

Entrevista, François Dosse, História Intelectual

Resumo

Em novembro de 2023, a Embaixada da França trouxe ao Brasil o professor François Dosse, para uma turnê de lançamento do livro A saga dos intelectuais franceses, 1944-1989 (2023), cuja edição brasileira está publicada em dois volumes pela Estação Liberdade. Acompanhado de seu editor e da representante do Escritório do Livro da Embaixada, Dosse veio até o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ com duas agendas. Primeiro, para proferir uma conferência de cerca de duas horas, traçando um panorama, bastante sistemático, da atuação dos intelectuais desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o bicentenário da Revolução Francesa e a queda do Muro de Berlim. Missão cumprida com excelência, auditório lotado e aplausos de pé. Segundo, para uma entrevista – a muitas mãos, ou bocas – com a Revista Maracanan. Bem habituados com a escrita do autor de A História em Migalhas, bibliografia obrigatória das disciplinas de introdução aos estudos históricos país a fora, nossa alça de mira se voltou para questões transversais, que pudessem mobilizar respostas úteis a historiadores experientes e em formação. Assim, a interrogação inicial resultou em um balanço sobre a atualidade da historiografia produzida pela Escola dos Annales. Em seguida, falou-se da abertura da História a outras epistemologias, outras escalas e conexões, à contrapelo das perspectivas eurocêntricas. E, por fim, sobre a importância da produção historiográfica brasileira na área de Teoria da História e História da Historiografia, apesar das limitações idiomáticas de lado a lado.

Biografia do Autor

Marina Monteiro Machado, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Faculdade de Ciências Econômicas. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Lucia Maria Bastos Pereira das Neves, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Doutora em História Social pela Universidade de São Paulo.

Beatriz de Moraes Vieira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Associada da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Doutora em História Social pela Universidade Federal Fluminense.

Alexandre Belmonte, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professor Associado da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Departamento de História. Doutor em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Claudio Miranda Correa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Centro Internacional Celso Furtado

Bolsista de Apoio Técnico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; Secretário Executivo do Centro Internacional Celso Furtado de Políticas para o Desenvolvimento. Mestre em História pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2024-05-17 — Atualizado em 2024-05-18

Versões

Como Citar

Monteiro Machado, M., Bastos Pereira das Neves, L. M., de Moraes Vieira, B., Belmonte, A., & Miranda Correa, C. (2024). Para além da História em migalhas: entrevista com François Dosse. Revista Maracanan, 1(35), 24–33. https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84376 (Original work published 17º de maio de 2024)

Edição

Seção

Entrevistas