Para além da História em migalhas
entrevista com François Dosse
DOI:
https://doi.org/10.12957/revmar.2024.84376Palavras-chave:
Entrevista, François Dosse, História IntelectualResumo
Em novembro de 2023, a Embaixada da França trouxe ao Brasil o professor François Dosse, para uma turnê de lançamento do livro A saga dos intelectuais franceses, 1944-1989 (2023), cuja edição brasileira está publicada em dois volumes pela Estação Liberdade. Acompanhado de seu editor e da representante do Escritório do Livro da Embaixada, Dosse veio até o Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UERJ com duas agendas. Primeiro, para proferir uma conferência de cerca de duas horas, traçando um panorama, bastante sistemático, da atuação dos intelectuais desde o fim da Segunda Guerra Mundial até o bicentenário da Revolução Francesa e a queda do Muro de Berlim. Missão cumprida com excelência, auditório lotado e aplausos de pé. Segundo, para uma entrevista – a muitas mãos, ou bocas – com a Revista Maracanan. Bem habituados com a escrita do autor de A História em Migalhas, bibliografia obrigatória das disciplinas de introdução aos estudos históricos país a fora, nossa alça de mira se voltou para questões transversais, que pudessem mobilizar respostas úteis a historiadores experientes e em formação. Assim, a interrogação inicial resultou em um balanço sobre a atualidade da historiografia produzida pela Escola dos Annales. Em seguida, falou-se da abertura da História a outras epistemologias, outras escalas e conexões, à contrapelo das perspectivas eurocêntricas. E, por fim, sobre a importância da produção historiográfica brasileira na área de Teoria da História e História da Historiografia, apesar das limitações idiomáticas de lado a lado.
Downloads
Publicado
Versões
- 2024-05-18 (4)
- 2024-05-17 (3)
- 2024-05-17 (2)
- 2024-05-17 (1)
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marina Monteiro Machado, Lucia Maria Bastos Pereira das Neves, Beatriz de Moraes Vieira, Alexandre Belmonte, Claudio Miranda Correa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à Revista Maracanan o direito de publicação, sob uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, a qual permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original.
Os dados e conceitos abordados são da exclusiva responsabilidade do autor.
A Revista Maracanan está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.