ATRASOS NOS ENCAMINHAMENTOS DE PACIENTES COM SUSPEITA DE CÂNCER BUCAL: PERCEPÇÃO DOS CIRURGIÕES-DENTISTAS NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE
DOI:
https://doi.org/10.12957/jbrastele.2013.8167Palabras clave:
Câncer Bucal, Diagnóstico Tardio, Atenção Primária à SaúdeResumen
Introdução e Objetivo: Verificar quais as possíveis razões que justifiquem o atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de maior complexidade de atenção em saúde.
Material e Método: O estudo teve como público-alvo cirurgiões-dentistas atuantes em Atenção Primária à Saúde formalmente vinculados ao Projeto TelessaúdeRS (276 potenciais participantes). Foi utilizado um questionário hospedado em software de questionários online, com o link para acesso disponibilizado por correspondência eletrônica e através da homepage do TelessaúdeRS. As respostas foram tabuladas em uma planilha de Excel (Microsoft®).
Resultados: Setenta e quatro questionários respondidos (26,8% da amostra inicial); 52,7% relatam não haver Centro de Especialidades Odontológicas para referência na sua Coordenadoria Regional de Saúde; 58,1% consideram como possíveis causas do atraso no diagnóstico de câncer bucal a associação dos fatores: falha do profissional, do paciente, da rede de saúde e falta de informação; em relação à autopercepção de aptidão para rastreamento e diagnóstico de câncer bucal, 71,6% responderam que seriam importantes capacitações.
Conclusões: O presente estudo sugere como possíveis razões que justifiquem o atraso da chegada do paciente com câncer bucal aos setores de maior complexidade de atenção em saúde a deficiência da rede de atenção e a necessidade de mais capacitações relacionadas à patologia.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados no Jornal Brasileiro de TeleSSaúde (JBT) são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para o Jornal. Em virtude da aparecerem no JBT, os artigos são de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para uso em aplicações educacionais e não-comerciais, de acordo com o modelo CC 3.0 adotado por este Jornal:
O Jornal Brasileiro de TeleSSaúde de http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jbtelessaude é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.