Jogos sérios como ferramentas de educação na Odontologia: o que já foi desenvolvido para a especialidade Endodontia?
Palabras clave:
Jogos, Jogos de vídeo, OdontologiaResumen
Um Jogo Eletrônico educativo para a prática pedagógica pode propiciar novas concepções de ensino-aprendizagem em um ambiente interativo estimulando a memória e a concentração. Surgem os chamados Jogos Sérios cujo foco é em um resultado de aprendizado específico. Na área da saúde a sua utilização tem sido crescente, porém na odontologia existem poucos relatos dessa abordagem. Este artigo trata-se uma revisão de literatutura do tipo integrativa, cujas palavras-chave foram (‘jogos’ ou ‘jogos de vídeo’) e ‘dentistry’, sem restrição de ano de publicação ou idioma. Foram encontrados 179 artigos nas bases de dados, até junho de 2016. Foram excluídos 175 e após pesquisas adicionais, foram selecionados 11 artigos para leitura completa, os quais foram incluídos na presente revisão. Dentre os estudos 5 (45,45%) estavam voltados à educação, e 6 (54,54%) estavam voltados à prática clínica, especificados como abordagem dentista X paciente. Muito se fala em simuladores e pacientes virtuais, além de métodos que auxiliem no atendimento ao paciente. Porém, pouco se estuda a eficácia dos jogos sérios em odontologia, mais especificamente em Endodontia. Espera-se que esse artigo nos remeta à importância e necessidade de mais estudos e desenvolvimento de jogos sérios nessa área.
Palavras-chaves: Jogos, Jogos de vídeo, Odontologia
Descargas
Número
Sección
Licencia
Os Direitos Autorais para artigos publicados no Jornal Brasileiro de TeleSSaúde (JBT) são do autor, resguardando-se os direitos de primeira publicação para o Jornal. Em virtude da aparecerem no JBT, os artigos são de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória, para uso em aplicações educacionais e não-comerciais, de acordo com o modelo CC 3.0 adotado por este Jornal:
O Jornal Brasileiro de TeleSSaúde de http://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/jbtelessaude é licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0 Não Adaptada.