Apresentação - Dossiê Direitos Humanos e Violência: desafios de um contexto de retrocessos
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2022.81635Palavras-chave:
Human rights, Democracy, Latin AmericaResumo
Pilar do processo de redemocratização que varreu da América Latina vários regimes autoritários nas duas últimas décadas do século XX, o conjunto de preceitos fundamentais convencionalmente enfeixados sob a égide dos direitos humanos jamais chegou a ser radicalmente incorporado às dinâmicas políticas e sociais da região. Ao contrário, as interpelações sobre seu alcance, validade e natureza têm sido a tônica de regimes que contrastam a expectativa de consolidação das instituições próprias do Estado democrático de direito com uma perigosa permissividade a práticas tradicionais que reforçam a exclusão de segmentos sociais e admitem o uso da brutalidade como recurso de produção de ordenamento. Os artigos apresentados neste dossiê apontam, discutem e, em certo sentido, denunciam algumas das faces com que este contraste assombra os regimes da região, evidenciando os limites e o caráter inconcluso da redemocratização que segue em curso tortuoso e cheio de acidentes.
Referências
ARENDT, Hannah.
(2021). The Origins of Totalitarianism (in Brazilian Portuguese) Sao Paulo. Companhia das letras.
HUNT, Lynn.
(2009). Inventing Human Rights: A History (in Brazilian Portuguese) Sao Paulo. Companhia das Letras.
MACINTYRE, Alasdair.
(1985). After Virtue. A Study in Moral Theory. London: Duckworth. Editora Unesp; Fundap, pp. 175-179.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Andres Del Rio, André Rodrigues, José Trajano Sento-Sé

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).