Cidades remontadas: enquadramentos do espaço urbano nas imagens de arquivo de No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2024.80316

Palavras-chave:

espaço urbano, imagem de arquivo, documentário

Resumo

Partindo da análise fílmica de No Intenso Agora, documentário ensaístico lançado em 2017 por João Moreira Salles, este artigo apresenta uma reflexão sobre a figuração do espaço urbano de cidades ao redor do mundo, em que ocorreram levantes no final da década de 1960 nas imagens de arquivo incorporadas ao filme. Com foco no enquadramento em imagens das localidades mobilizadas como chaves interpretativas para a construção de sua narrativa, identifica-se como o documentário (re)produz os espaços urbanos, considerando que as imagens cinematográficas engendram noções de espaço. Assim, categorias como paisagem, atmosfera afetiva e janela são problematizadas como conceitos históricos, atando um feixe de temporalidades que abrange passados e presentes históricos, pessoais, familiares e coletivos, associados a experiências de revoltas urbanas.

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Biografia do Autor

Vinícius Alexandre Rocha Piassi, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Pós-doutorando em História pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia.

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Publicado

2024-11-26

Como Citar

ROCHA PIASSI, Vinícius Alexandre. Cidades remontadas: enquadramentos do espaço urbano nas imagens de arquivo de No Intenso Agora (2017), de João Moreira Salles. Interseções: Revista de Estudos Interdisciplinares, Rio de Janeiro, v. 26, n. 1, 2024. DOI: 10.12957/irei.2024.80316. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/intersecoes/article/view/80316. Acesso em: 22 maio. 2025.