Gêmeos Bivitelinos: os conceitos de transculturação e interpenetração em Fernando Ortiz e Gilberto Freyre
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2023.79717Palavras-chave:
Fernando Ortiz, Gilberto Freyre, transculturação, interpenetração, raçaResumo
Este artigo constrói uma comparação entre o conceito de “transculturação” em Fernando Ortiz e a ideia de “interpenetração” em Gilberto Freyre. Para isso, focamos nas principais obras de cada um dos autores. Na primeira, Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar, publicada no ano de 1940, Ortiz enfatizou a importância dos dois cultivos agrícolas na matriz econômica de Cuba e a influência sobre a sua formação racial. A segunda, Casa Grande & Senzala, publicada por Gilberto Freyre em 1933, explorou as dinâmicas do engenho de cana-de-açúcar e suas implicações na vida de brancos e negros no Brasil. Ambos os textos propuseram uma teoria geral sobre as suas respectivas sociedades e, nesse sentido, manifestam como as interpretações de dois contextos latino-americanos apontam para direções relativamente semelhantes, mas com sutis particularidades.
Referências
ARAÚJO, Ricardo Benzaquen.
(1994). Guerra e Paz: Casa Grande e Senzala e a obra de Gilberto Freyre nos anos 30. Rio de Janeiro, 34 Editora.
BASTOS, Elide Rugai.
(2003). Gilberto Freyre e o Pensamento Hispânico. Bauru: EDUSC.
BHABHA, Homi.
(2001). O local da cultura. Belo Horizonte, Ed. UFMG.
BOAS, Franz.
(2005). Antropologia Cultural. Rio de Janeiro: Editora Zahar.
FREYRE, Gilberto.
(1987). Casa grande & senzala. São Paulo: Círculo do Livro.
HOLANDA, Sérgio Buarque de.
(1936). Raízes do Brasil. Rio de Janeiro: José Olympio.
OLIVEIRA, Emerson Ribeiro Divino.
(2012). Gilberto Freyre e Fernando Ortiz: Cultura, Identidade Nacional e História (1906-1948). Tese de doutorado apresentada à Universidade Federal de Goiás (UFG).
ORTIZ, Fernando.
(2003) Transculturação: Fernando Ortiz, o negro e a identidade nacional cubana 1906-1940. Dissertação apresentada à Universidade Federal de Goiás (UFG).
(1978). Contrapunteo cubano del tabaco y el azúcar. Havana, Ciências Sociales.
POCOCK, John Greville Agard.
(1981). The Reconstruction of Discourse: Towards the Historiography of Political Thought. Comparative literature, v. 96, n. 5, p. 959- 980.
(2003). O conceito de linguagem e o métier d’historien. In:_____. Linguagens do ideário político. São Paulo: EDUSP.
SKINNER, Quentin.
(1969). Meaning and Understanding in the History of Ideas. History and Theory, v. 8, n. 1, p. 3-53.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Weslley Luiz Azevedo Dias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).