Reflexões sobre a noção de autor na obra benjaminiana: um olhar a partir do relato autobiográfico "Varandas"

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2023.77490

Palavras-chave:

Walter Benjamin, infância berlinense, 1900, autor

Resumo

Tendo como pano de fundo o texto "Varandas" (presente na obra "Infância Berlinense: 1900), o presente artigo teve por objetivo refletir sobre a noção de autor na obra benjaminiana a partir de alguns dos seus textos que tratam da temática ("Experiência e pobreza", "O autor como produtor" e "O narrador: considerações sobre a obra de Nikolai Leskov"). Assim, pôde-se observar que o relato "autobiográfico" de Benjamin se encontra amparado, em um primeiro momento, no conceito de "rememoração". Desta maneira, ao tratar de sua infância burguesa na cidade de Berlim, Benjamin procura, na verdade, trazer à tona elementos para pensar criticamente a realidade social do momento presente, especialmente no que diz respeito ao avanço da técnica, do desencantamento do mundo e da desigualdade de classes no capitalismo.  Neste sentido, Benjamin apresenta o autor como aquele que tem duas faces principais: (a) aquela que insere a sua experiência no texto narrativo; e (b) aquela que insere seu posicionamento político aliada a uma preocupação acerca da qualidade do texto literário.   


Biografia do Autor

Alessandro Gomes Enoque, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Doutor em Ciências Humanas (Sociologia e Ciência Política): Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professor da Faculdade de Administração, Ciências Contábeis, Engenharia de Produção e Serviço Social (FACES) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Downloads

Publicado

2023-07-16

Como Citar

Gomes Enoque, A. (2023). Reflexões sobre a noção de autor na obra benjaminiana: um olhar a partir do relato autobiográfico "Varandas". Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 25(1). https://doi.org/10.12957/irei.2023.77490