O processo de incorporação da identidade do cirurgião: etnografia do ensino em centro cirúrgico

Autores

  • Nathalia Ramos da Silva Universidade Federal do Rio de JaneiroInstituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
  • Rachel Aisengart Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2023.73625

Palavras-chave:

Formação Médica, Residência, Aprendizado, Habilidade, Cirurgia

Resumo

Este artigo objetiva apresentar e refletir sobre o processo de transmissão de conhecimentos e habilidades técnicas para residentes de cirurgia geral em um hospital público universitário na cidade do Rio de Janeiro. A partir de etnografia em centro cirúrgico – setor em que os residentes aprendem, na prática, como conduzir uma cirurgia –, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante totalizando 137 horas, com entrevistas com cirurgiões, professores e residentes em cirurgia. As interações entre cirurgiões gerais, residentes de cirurgia geral, anestesistas, equipe de enfermagem e pacientes foram objeto de reflexão. O estudo evidenciou o processo de incorporação da identidade de cirurgião geral pelo residente, quando o estudante passa a habitar um novo mundo, adquire uma nova linguagem e um posicionamento na estrutura hierárquica do contexto institucional. O aprendizado inclui o aperfeiçoamento técnico, a incorporação de uma performance específica e os rituais presentes para a realização de cirurgias.

Biografia do Autor

Nathalia Ramos da Silva, Universidade Federal do Rio de JaneiroInstituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Mestre e Doutora em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ). Fisioterapeuta Coordenadora UTI Adulto HUGG/UNIRIO.

Rachel Aisengart, Universidade Federal do Rio de Janeiro Instituto de Estudos de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Possui graduação em Medicina, Mestrado em Saúde Coletiva (Instituto de Medicina Social/Universidade do Estado do Rio de Janeiro), Doutorado em Saúde Coletiva (instituto de Medicina Social/UERJ) e Pós-doutorado em Antropologia Social (Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/Museu Nacional/UFRJ), pós-doutorado em Ciências Sociais (Universidad de Buenos Aires). Professora Associada do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva da UFRJ (IESC/UFRJ)

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Publicado

2023-08-17

Como Citar

Silva, N. R. da, & Aisengart, R. (2023). O processo de incorporação da identidade do cirurgião: etnografia do ensino em centro cirúrgico. Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 25(2). https://doi.org/10.12957/irei.2023.73625