O processo de incorporação da identidade do cirurgião: etnografia do ensino em centro cirúrgico
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2023.73625Palavras-chave:
Formação Médica, Residência, Aprendizado, Habilidade, CirurgiaResumo
Este artigo objetiva apresentar e refletir sobre o processo de transmissão de conhecimentos e habilidades técnicas para residentes de cirurgia geral em um hospital público universitário na cidade do Rio de Janeiro. A partir de etnografia em centro cirúrgico – setor em que os residentes aprendem, na prática, como conduzir uma cirurgia –, foi realizada uma pesquisa qualitativa, com observação participante totalizando 137 horas, com entrevistas com cirurgiões, professores e residentes em cirurgia. As interações entre cirurgiões gerais, residentes de cirurgia geral, anestesistas, equipe de enfermagem e pacientes foram objeto de reflexão. O estudo evidenciou o processo de incorporação da identidade de cirurgião geral pelo residente, quando o estudante passa a habitar um novo mundo, adquire uma nova linguagem e um posicionamento na estrutura hierárquica do contexto institucional. O aprendizado inclui o aperfeiçoamento técnico, a incorporação de uma performance específica e os rituais presentes para a realização de cirurgias.
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