“Uma pessoa direita entra em todo lugar”: interações sociais e econômicas de Ciganos Calons no sul do Maranhão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/irei.2023.70145

Palavras-chave:

ciganos, economia, estigma, trabalho

Resumo

O presente artigo traz os resultados de uma pesquisa sobre as interações sociais e econômicas desenvolvidas por ciganos Calons na cidade de São João do Paraíso, que se torna um fator ativo para a compreensão do processo de permanência dos mesmos no local, além de relações mais amistosas com os citadinos. A partir de uma etnografia realizada na região sul do estado do Maranhão, analisamos como os ciganos, em um contexto que fora marcado por estereótipos e estigmas, conseguem reverter tal quadro e hoje manter interações mais próximas com os não ciganos, construindo relações de compadrio com os citadinos e recebendo homenagens, como o título de cidadão concedido pelas contribuições à cidade. O movimento de compra e venda de casas, automóveis (os “negócios”), assim como o recurso às representações morais do trabalho contribuíram para a mudança no olhar sobre estes, fazendo com que desenvolvessem relações mais próximas com os não ciganos. Objetiva-se, assim, discutir como essas relações, em seus processos de constante negociação, conseguiram construir uma perspectiva moral positiva nessa cidade.

Biografia do Autor

Wellington da Silva Conceição, Universidade Federal do Maranhão

Doutor em Ciências Sociais (UERJ). Professor adjunto da Universidade Federal do Maranhão.

Janeide da Silva Cavalcante, Universidade Federal do Maranhão

Mestra em Sociologia (UFMA), dotoranda em Ciências Sociais (UFMA).

Referências

BART, Fredrik.

(1998). Grupos étnicos e suas fronteiras. In: POUTGNA T, P; FENART-STREIFF, J. Teorias da etnicidade. São Paulo: Difel, (185-227).

BOURDIEU, Pierre.

(2008). Efeitos de lugar. In: BOURDIEU, Pierre (Org.). A miséria do mundo. Petrópolis: Vozes. (159-166).

BRAZZABENI, Micol; CUNHA, Manoela Ivone; FOTTA, Martin.

(2016). Introduction. In: ______. Gypsy Economy: Romani Livelihoods and Notions of Worth in the 21st Century. New York: Berghahn.

CAVALCANTE, Janeide da Silva.

(2021). “Sou mais cigano que morador”: Relações interétnicas e a questão da identidade cigana em São João do Paraíso (MA). Dissertação (Mestrado em Sociologia), Imperatriz- MA.

(2018). Ciganos em São João do Paraíso (MA): De andadores a moradores. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Ciências Sociais), Tocantinópolis, TO.

CONCEICAO, Wellington da Silva; CAVALCANTE, Janeide da Silva.

(2019). “Nossa casa era o chapéu”: o nomadismo como elemento de identidade e o processo de fixação de ciganos em São João do Paraíso (MA). O público e o privado, v. 1, p. 311-328. https://revistas.uece.br/index.php/opublicoeoprivado/article/view/2226

CONCEIÇÃO, Wellington da Silva.

(2018). “Sossega, moleque, agora você mora em condomínio”: segregação, gestão e resistência nas novas políticas de moradia popular no Rio de Janeiro. Curitiba: Appris.

CUCHE, Denys.

(1999). A noção de cultura nas Ciências Sociais. Bauru: EDUSC.

DAY, S., PAPATAXIARCHIS, E.; STEWART, M.

(1998). ‘Consider the Lilies of the Field’. In: ______. Lilies of the Field: Marginal People Who Live for the Moment. Boulder, CO: Westview Press, pp.1–24.

ELIAS, Norbert; SCOTSON, John L.

(2000). Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relações de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.

FERRARI, Florencia.

(2010). O mundo passa: uma etnografia dos Calon e suas relações com os brasileiros. 2010. 380f. (Tese de Doutorado). Universidade de São Paulo.

(2002). Um olhar oblíquo: Contribuições para o imaginário ocidental sobre o cigano. Dissertação (Mestrado em Antropologia social), PPGAS, USP, São Paulo.

FOTTA, Martin.

(2012). ‘The Bankers of the Backlands: Financialisation and the Calon-Gypsies in Bahia’, Ph.D. diss. London: Goldsmiths College, University of London.

(2017) ‘Money on the street’ as a hoard: how informal moneylanders remain unbanked. In: Social Analysis, vol. 61, Issue 4, Winter, 98–113.

GOFFMAN, Erving

(2013). A representação do eu na vida cotidiana. Petrópolis, RJ: Vozes.

(2004). Estigma: notas sobre a manipulação da identidade deteriorada. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

GOLDFARB, Maria Patrícia Lopes; DANTAS, J. A.

(2020). O trabalho formal/ Negócios entre os ciganos: encontros e desencontros. Política & Trabalho (UFPB, Impresso), v.1, p. 145 -163.

HERZFELD, Michael

(2008). Intimidade Cultural: poética social no Estado-nação. Edições 70, Ltda.

LEITE, Watila Cirqueira.

(2020) Interações sociais e o estigma: Um estudo das relações sociais entre Calon do bairro Madre Paulina e os gadjes em Estreito/Ma. Trabalho de conclusão de curso (Ciências Sociais), UFT, Tocantinopólis-TO.

MAUSS, Marcel.

(2003). Sociologia e Antropologia. Trad. Paulo Neves. São Paulo: Cosac Naify.

MONTEIRO, Edilma do Nascimento Jacinto; ALC NTARA, Marcilania Gomes.

(2020). Teoria e experiência em diálogo: perspectivas para pensar o direito à escolarização entre ciganos. In: BRASIL, Ministério Público Federal. Coletânea de artigos; povos ciganos: direitos e instrumentos para sua defesa/ 6ª Câmara de Coordenação e Revisão, Populações indígenas e Comunidades Tradicionais – Brasília: MPF, 2020.

MONTEIRO, Edilma do Nascimento.

(2019). Tempo, redes e relações: uma etnografia sobre infância e educação entre os Calon. Tese (Doutorado em Antropologia Social) pela Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Florianópolis.

PEREIRA, Cristina da Costa.

(2009). Os ciganos ainda estão na estrada. Rio de Janeiro: Rocco, 2009.

PIASERE, L. Mare Roma.

(1985). Catégories humaines et structure sociale. Une contribution à l’ethnologie tsigane. Paris: Paul H. Stahl.

PRADO, R. M.

(1995). Cidade pequena: paraíso e inferno da pessoalidade. In: Cadernos de antropologia e imagem, n. 1, p.31-56.

ROCHA, Ana Luísa Carvalho da; ECKERT, Cornelia.

(2008). Etnografia: Saberes e práticas. Revista Iluminarias, v. 9, n. 21.

SARTI, Cinthia Andersen.

(1994). A família como espelho: Um estudo sobre a moral dos pobres na periferia de São Paulo. Tese (doutorado em Antropologia) pela Universidade de São Paulo, São Paulo.

SOUZA, Mirian Alves.

(2017). Ciganos, Roma e Gypsies: projeto identitário e codificação política no Brasil e Canadá. Rio de Janeiro: Autobiografia.

TEIXEIRA, Rodrigo Corrêa.

(2009). Ciganos no Brasil: Uma breve história. 2.ed. revista. Belo Horizonte: Crisálida.

WEBER, Max.

(1999). Economia e sociedade: fundamentos da sociologia compreensiva. Editora Universidade de Brasília: São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo.

WHYTE, William Foote.

(2005). Sociedade de esquina: a estrutura social de uma área pobre e degradada. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed.

Downloads

Publicado

2023-08-17

Como Citar

Conceição, W. da S., & Cavalcante, J. da S. (2023). “Uma pessoa direita entra em todo lugar”: interações sociais e econômicas de Ciganos Calons no sul do Maranhão . Interseções: Revista De Estudos Interdisciplinares, 25(2). https://doi.org/10.12957/irei.2023.70145