Descobrir a cidade investigando uma Rua: os Espaços de Permanências como fonte de reflexão da vida urbana
DOI:
https://doi.org/10.12957/irei.2022.68333Palavras-chave:
Cidade, Rua, Espaços de PermanênciasResumo
O tema deste artigo situa-se na reflexão sobre a constituição do espaço urbano e do modo de vida das cidades contemporâneas e apresenta parte de uma etnografia realizada entre os anos de 2015 e 2016 em uma rua chamada Leganitos, situada no Distrito Centro da cidade de Madri, na Espanha. A vida nas cidades é marcada por todo tipo de heterogeneidades sociais que se intensificam em razão de fenômenos de mobilidade humana como a imigração e o turismo. Assim, a cidade torna-se um complexo cultural conformado por pessoas de diferentes origens, biografias, costumes, ocupações, etc., que convivem e/ou coexistem nos grandes centros urbanos. Por sua vez, essa heterogeneidade de personagens e relações que ocorrem na cidade ao longo de distintas temporalidades que vão compondo a sua história pode manifestar-se em marcas identitárias explícitas na materialidade de seus cenários urbanos. Esse fenômeno foi pensado através daquilo que categorizei como espaços de permanências e espaços de mudanças, originados não somente nas relações dos citadinos entre si e com os lugares da cidade, mas que podem ser verificados no cenário material do espaço público. Neste artigo, priorizo apresentar alguns espaços de permanências identificados no cenário material da Rua Leganitos e defender que o estudo de uma única rua pode constituir-se como um campo potencial e irrestrito na compreensão do modo de vida da cidade onde ela está inserida. Metodologicamente, o estudo amparou-se na técnica de pesquisa da caminhada narrativa. Trata-se de um recurso investigativo originado durante o trabalho de campo que consiste na prática de caminhar incontáveis vezes pelo espaço público, observando situações, pessoas e seu ambiente físico, elementos fundamentais para a interpretação e a elaboração de uma narrativa acerca de um dado espaço urbano.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Interseções - Revista de Estudos Interdisciplinares está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
c. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).